Deputado critica Record por mostrar miséria em cidade administrada por sua mulher
Política

Deputado critica Record por mostrar miséria em cidade administrada por sua mulher

Centro do Guilherme, no Maranhão, foi apontado em rede nacional como um dos municípios mais miseráveis do país

Eleito com a maior votação entre os concorrentes a Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado Josimar Cunha Ribeiro, o Josimar de Maranhãozinho, do PR, não gostou de uma reportagem exibida na noite dessa segunda-feira (23), na TV Record, que evidenciou o drama de famílias que pouco têm o que comer em municípios do interior do Maranhão, inclusive Centro do Guilherme, administrado por sua mulher e correligionária, Maria Deusdete Lima, a Detinha, que manda e desmanda na cidade há seis anos.

Para Josimar de Maranhãozinho, ninguém em Centro do Guilherme passa fome ou vive na miséria
Agência Assembleia População bem cuidada Para Josimar de Maranhãozinho, ninguém em Centro do Guilherme passa fome ou vive na miséria

Em ataque histérico durante a sessão desta terça-feira (24), o parlamentar subiu a tribuna pela segunda vez depois de eleito para expressar sua insatisfação em relação ao programa Repórter Record Investigação, que percorreu a ‘Estrada da Fome’ para mostrar em rede nacional quem são as pessoas que sobrevivem à base de farinha e água suja na cidade comanda por Detinha, além de revelar a face mais cruel da fome: a exploração sexual de meninas em troca de comida.

Para Maranhãozinho, Centro do Guilherme foi colocado injustamente entre as mais pobres do Maranhão pelo fato da cidade não ter sido incluída pelo governador Flávio Dino (PCdoB) no rol dos 30 municípios de menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) no estado.

O deputado afirmou que sua esposa trabalha muito pela cidade, colocando asfalto em algumas ruas, e construindo escolas e postos de saúde - curiosamente mesmo ramo em que o marido atua como empresário: construção civil, distribuição de medicamentos, além de pecuária.

- Quando Detinha assumiu a prefeitura, aquele povoado não tinha asfalto e hoje tem, não tinha escola e hoje tem, não tinha água potável e hoje tem, não tinha posto de saúde e hoje tem. A prefeita não se deu por satisfeita e está construindo outro posto de saúde mais adequados. Eles foram atrás de casos isolados. Acho que a mídia, deveria ter mais critério para falar aquilo que realmente está acontecendo - criticou.

Além de Centro do Guilherme, os municípios de Belágua, Marajá do Sena e Fernando Falcão, respectivamente administrados pelos prefeitos Adalberto do Nascimento, do PT; Edivan Costa, do PMN; e Adailton Cavalcante, do PMDB, também foram evidenciados pelo programa da Record como cidades onde quase a totalidade da população sente a dor da fome.



Comentários 39

  1. layla cordeiro

    Ele devia criticar é essa má administração enquanto está ai no bem e bom tem crianças morrendo de fome
    eu pelo menos vou fazer minha parte junto com amigos levae mantimentos para essas crianças manda ele comer farinha na casa dele com água talvez iria fazer algo

    1. Anique

      Essa reportagem também me incomodou muito. Sou do Rio de Janeiro gostaria de ajudar também. Por que não criar uma força humanitária para doações de alimentos para atender não só estas pessoas mas também outros municípios nesse país tão extenso? Estou a disposição tanto eu como outras pessoas.

      1. antonio silva

        bom dia a todos estou lançado a campanha,ESTRADA FOME ZERO,QUEM QUIZER DOAR E PARTICIPAR VEJA NOSSO EMAIL E SERA LANÇADO NA REDE SOCIAL

    2. gisele sousa

      Boa noite Layla cordeiro , concordo com vc ... ele tem que ter vergonha e de ser casado com esta mulher ... ele fala isso pq com certeza os filhos nao passam fome.... ela pode sim ta fazendo alguma coisa mais tenho certeza q poderia fazer mais.... Layla como posso ta ajudando vc e seus amigos ....

  2. ricardo

    Se formos falar de fome e miséria, não precisamos ir nesses municípios longe da capital, basta visitar as palafitas do Jaracati, a Ilhinha, a vila Embratel, vila luizão, vila Alonso Costa e outros.

    1. Mauro

      Realmente é só ir em todos os
      Municípios do Maranhão, mas povo tem o governante que
      Merece.

  3. Joao

    O deputado so falou de posto de saude. Escolas. Agua. Mais nao falou do emprego. porq sem emprego como as pessoas vao ter dinheiro no bolso p comprar algo.

    1. Francinaldo

      Emprego aqui não é tão difícil, moro em Centro do Guilherme, e é a cidade da região Turi que mais abriga forasteiros em "serviços".

  4. Marx

    Ele deveria se preocupar é em explicar o porquê de tantos votos. Pois nem conhecido na política esse senhor era e tão pouco querido pelos maranhenses. Um dia a cobra vai fumar pro lado dele. 😉

  5. luis

    Não é à toa que o nobre deputado teve a campanha como uma das que mais teve investimento financeiro! Quando tira de um lado falta de outro e como a corda arrebenta sempre do lado mais fraco...

  6. antonio

    Esse deputado nao pode mesmo reclamar de miseria, porque o que se comenta e que ele gastou nada menos que 30 milhoes de reais pra eleger-se, no entanto sera que ele pensa que o povo pensa que esse dinheiro saiu do bolso dele? rararara seria engraçado, se não fosse tragico!

  7. Francivaldo

    É lamentávela situação que vive grande parte dos municípios do Brasil. Estas administração que só visam o seu lado, a maioria deles entram nas prefeituras e saem ricos enquanto o povo fica cada vez mais miserável. Aí vem um parlamentar que está no poder porque comprou os votos dos mais miseráveis, as custas de um trocado e pra continuar massacrando os mesmos que o elegeu. Não tem o menor escrúpulo são todos mal feitores, que um dia irão prestar conta com o senhor de toda justiça.

  8. O Guardião da Pátria

    Eu sei a realidade dessa cidade eu sou filho de Centro do Guilherme e esse Sr. Só sabe humilhar o povo, quem não votou nele ta passando fome, esse [...] é o maior [...] do alto turi

  9. Japhet

    O deputado enaltece as construções de postos e outros pq é aí onde ele ganha dinheiro, na construção !

  10. ROBSON

    Isso é verdade mesmo estou mim pegunta sim tudo isso é verdade e ainda o povo votará neles..

  11. FREDSON

    ESSE PARLAMENTAR SE É POSSO CHAMA-LO ASSIM, PERCEBE-SE QUE NÃO TEM O MINIMO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL PARA OCUPAR ESTE CARGO JÁ QUE PENSA DESSA FORMA E MENTE DE FORMA TAO CRUEL QUERENDO ACOBERTAR UMA TRISTE REALIDADE COMO ESSA,ESTÁ AÍ UM DOS MOTIVOS DE MÁ GESTÃO PUBLICA CAUSADORA DE TANTA MISÉRIA NESTE ESTADO,LAMENTÁVEL...

  12. FREDSON

    ALÉM DE CORRUPTOS,CONSIDERO COMO COVARDES E EGOCÊNTRICOS POR ESTAREM TIRANDO DE PESSOAS COMO ESTAS SEM CONHECIMENTO,O DIREITO A MORADIA,EDUCAÇÃO,SAÚDE E ALIMENTAÇÃO, DIREITOS ESTES ASSEGURADO POR LEI.,INFELIZMENTE ESTE FOI UM MODELO CORONELISTA QUE PREDOMINOU ENTRE DÉCADAS E DÉCADAS EM TODO ESTADO E AINDA RESISTE,PORÉM ACHO QUE NÃO HÁ MAIS ESPAÇO PARA ESSE ABSURDO.

  13. Robert Menezes

    IMAGINO A QUANTIDADE DE CRIANÇAS QUE PASSAM FOME NESSE MUNICÍPIO, E OS IDOSOS, QUE, ALÉM DA FOME, SOFREM AS CONSEQUENCIAS DO DESCASO NA SAÚDE MUNICIPAL.
    E A PREFEITA COM SEU MARIDO? ALGUEM JÁ IMAGINOU O QUE ESSES CORRUPTOS POSSUEM DE PATRIMÔNIO, ÀS CUSTAS DO DINHEIRO PÚBLICO? OLHEM OS DOIS NA FOTO DA PRESENTE MATÉRIA, ESBANJAM, VIGOR, SAÚDE, LUXO, OSTENTAÇÃO, E CRETINISMO. E O POVO DO MUNICÍPIO DA TAL PREFEITA DETINHA? ESSES COITADOS SÃO ESPOLIADOS, PRIVADOS DE SEUS DIREITOS FUNDAMENTAIS, USURPADOS EM TODOS OS SENTIDOS POR ESSA DUPLA, DIGAMOS QUE INFERNAL.
    ONDE ANDA O MINISTÉRIO PÚBLICO? ACORDA JUSTIÇA QUE DESCANSA EM BERÇO ESPLÊNDIDO..... A POPULAÇÃO DESSE MUNICIPIO EM EM SUB-CONDIÇÃO DE VIDA, EM SITUAÇÃO NÃO DE POBREZA, MAS DE MISÉRIA, ENQUANTO OS PROTAGONISTAS VIVEM NO LUXO.

  14. povo em ação

    Não só a população de centro de Guilherme que vive em extrema vulnerabilidade social , mas junco do Maranhão onde tem como gestor seu irmão, muitas pessoas estão sofrendo humilhação por parte dos que come na mesma bandeja onde chamamos de babão... á saúde nem se fala estar precária sem nem uma agulha pra fazer medicação, a educação nem se falar as escola não estão adequada pra receber crianças adultos e jovens, sendo que nem a pintura se renova, tem uma creche que as criança se machucam por não ter um piso adequado e nem espaço se lazer pros mesmo brincar na parte de lazer e cultura estar pior este ano teve o pior carnaval da história de junco do Maranhão e assim vai ficando pior pois já se diz que nem festas juninas vai ter ...pois o prefeito já diz que estar sem dinheiro... Nos perguntamos pra onde vai o dinheiro que vem pros municípios ...resposta clara vai pro bolso deles pra cubrir o rombo de uma campanha suja ....

  15. Weliton Muniz de Melo

    A REPORTAGEM FOI MUITO IMPORTANTE,O QUE NÃO É IMPORTANTE É O DEPUTADO DIZER, QUE FICOU DECEPCIONADO COM O QUE FOI DIVULGADO, REALMENTE A VERDADE TEM QUE SER JOGADA A TONA,JÁ QUE O NOBRE DEPUTADO SE IRRITOU, AGORA É A HORA DE FAZER A SUA PARTE, JÁ QUE ELE ACHA, QUE LÁ NÃO COMBINA COM O QUE FOI DITO NA REPORTAGEM, PROCURE AJUDAR A SUA ESPOSA P´REFEITA, A MUDAR ESTE QUADRO, POR QUE O POVO NÃO É BESTA NÃO, QUEM SOFRE COM A CAUSA, É QUEM CONVIVE COM ELA.E CONVÉM SALIENTAR,QUE NO MARANHÃO EXISTEM MUITAS OUTRAS QUE ESTÃO PASSANDO POR ISSO.AGORA NOBRE DEPUTADO, DEIXE A REPORTAGEM DE MÃO E MOSTRE A TODOS A SUA IDENTIDADE DE POLITICO TRABALHADOR, SÓ ASSIM OS VOTOS QUE LHE COLOCARAM, COMO O DEPUTADO MAIS VOTADO, PODERÃO LHE TRANSFORMAR NO FUTURO GOVERNADOR. É SÓ PROVAR ISSO. POR QUE A REPORTAGEM, FOI FEITA COM MUITA DEMOCRACIA, MOSTRANDO A VERDADEIRA REALIDADE, DOS MAUS POLÍTICOS, QUE NÃO É O SEU CASO, ATÉ QUE PROVE O CONTRÁRIO.

  16. walber

    ainda bem que existe a TV Record para denunciar estas bandidagem. o povo tem que usar todos os meios alternativos (Facebook,Twitter,watshap,as redes sociais),os jornais comunitários,rádios comunitárias e até TV comunitária para denunciar estas corrupção nestas prefeituras.e exigir desta reforma política o fim do voto obrigatório. Pois infelizmente com este sistema o povo no cabresto elege esses ladrões.

  17. Pingback: Atual7

  18. Pingback: Deputado que subiu a tribuna a pra criticar reportagem é indiciado pela PF por corrupção | Blog do João Silva

  19. Pingback: Deputado que subiu a tribuna a pra criticar reportagem é indiciado pela PF por corrupção | Blog do Lourival Oliveira

  20. juscileia

    FIQUEI CHOCADA COM AQUELAS PESSOAS , FIQUEI COM ISSO NA CABEÇA E ESSE POLITICO DEVERIA TER VERGONHA NA CARA EM FALAR ISSO MS A VERDADE DOI. GENTE POR FAVOR QUEM MORA PERTO AJUDE ESSAS PESSOAS NOSSA NÃO CONSIGO PARAR DE PENSAR NESSA REALIDADE..

  21. Tony César

    ESTAMOS MOBILIZANDO UMA EQUIPE DA AGENCIA MISSIONARIA PARA DAR A POIO LOGISCO AQUELAS FAMILIAS, E SAIREMOS DE RECIFE EM BREVE, ESTAMOS RECRUTANDO VOLUNTÁRIOS PARA ESSA MISSÃO COM COMIDA MATERIAL HIGIÊNICO .
    Maiores INFORMAÇÕES; ENTRE EM CONTATO COM AGENCIA MISSIONARIA CIOM.
    SAI: http://WWW.CIOMBRASIL.ORG FACE: AGENCIAMISSIONARIACIOM
    A PAZ a TODOS!

  22. marcus vinicius

    eles dizem ainda que tudo isso é mentira,verdade é que tem mais coisas ai pra se investigar o maranhao é o estado mais pobre dessa naçao vergonha esses politicos ladroes povo respondam nas urnas, gente nao votem nao fasam isso voce esta sendo asaltados.

  23. james

    Na verdade o que tem que ser feito desde já é, acabar com o cargo de prefeito, pois em todo lugar em que tem um gestor lá tem roubo, gente, estes safados são caras de pau, ratos malditos , este deputado ai não vivi a vida que o povo vive, ele tem , carros , casas, escolas, empregados, tudo pago pela gente, veja á cara dele na foto. Tá preocupado? estes malditos levam tudo é, dinheiro da saúde, das merendas, dá educação de tudo, são bandidos cínicos, tudo que para o povo ele rouba para ele e para família dele. O Brasil virou um país de anarquia sem ordem sem respeito ao direito, mais nobres amigos nas eleições eles saem com caras de anjos com uma boa lábia e com uns trocados nas mãos dando de esmolas e com estas artimanhas no qual eles são mestres engana o povo e torna ganhar, eles usa á mídia e lá vão falar que á saúde , a segurança o trabalho é um direito de todos é que eles tanto fizeram para o povo . Só que eles não falam que tudo que falta ao povo foi eles que roubaram., eu sou dá saúde e acreditem agente ver uma situação de verdadeira miséria, nos postos de saúde, não tem nada, ás cidades do maranhão estão sucateadas, entregues ás traças, agente ainda ter que ver um safado deste querendo aparecer ai com uma mulher muito bem vestida e desfrutando do suor do povo debochando?, vai na casa dele , lá vc vai ver tudo de bom e do melhor tudo com muita fartura,. Quando morre um político deixa de existir um parasita, um ladrão. todos os prefeitos do maranhão são ratos que tiram a dignidade sem dor e nem piedade, eu em minhas viagens como profissional da saúde já trabalhei em quase todos ás cidades do estado e falo com toda certeza, NÃO VI EM NEM UMA CIDADE UM GESTOR OU VERIADORES que tenha compromisso com o povo, e digo mais, verba tem e chega a todas ás cidades, só que eles na calada da noite se juntam e sem nem um pudor, respeito, levam tudo. E ao povo só resta FOME, MISÉRIA, CRIANÇAS SEM MERENDA, ESCOLAS SEM CONDIÇÕES DE ESTUDAR, SUAS ESBURACADAS SEM ÁGUA SEM SANEAMENTO BÁSICO, SEM REMÉDIS SEM MÉDICOS SEM ENFERMEIROS, RUAS ESCURAS , LAMA, LIXO, CASEBRES, PESSOAS SEM TER O QUE SE QUE COMER. UM POVO SEM DIGNIDADE. MAIS SE VC PERGUNTAR Á ELES OU PRA UM DOS QUE DESFRUTA DAS REGALIAS COMO ESTÁ A ADMINISTRAÇÃO DELE AI ELE RESPONDE,- AQUI AGORA TEM UM POVO FELIZ, AQUI TEM TUDO , ANTES NÃO TINHA NADA, MAIS AGORA É UM NOVO MUNDO VEJAM. vivemos hoje dias que o nosso único direito é cumprir com nossos deveres com o estado. Eu não voto mais. Deixamos de ter representantes do povo, hj temos na política, ladrões, trapaceiros, mentirosos, moleques, gente se é que é gente, verdadeiros sangue suga. se um político entrar em um presidio ele certamente lá seria um professor qualificado á todos.

  24. Pingback: Atual7

  25. REALISTA TOTAL

    A VERDADE É QUE QUEM FALA DE JOSIMAR NAO SABE A SUA HISTORIA Q UE COMEÇOU MUITO ANTES DE SER POLITICO GRANDE EMPRESARIO EM CEARA E GRANDE PECUARISTA NO MARANHAO VEIO ATRAVES DA POLITICA APENAS TRANSFORMA VIDAS DE MUITAS FAMILIAS E MUDAR CARA DAS CIDADES AONDE GOVENA MUDOU MARANHAZINHO E DE CENTRO DO GUILHERME O QUE VÇS VIRAM NA REPORTAGEM É CASO RARO NA CIDADE O QUE TODOS TEM QUE ENTEDER É QUE O POLITICO BONS COMO JOSIMAR E DETINHA TRAS PROJETOS E MELHORIA PARA A CIDADE AONDE AUMENTA AFONTE DE RENDA DE MUITA GENTE POR LA ELE NAO TEM O DIREITO DE DA ALMOÇO JANTA E ROUPA LAVADA SE LA TA RUIM PARA ALGUMA FAMILIA ELES DEVEM PROCURAR MELHORA EM OUTRO LOCAL

  26. Sidinei bandeira

    Estou saindo de Porto Velho-RO dia 10/12/2015, pra ir passear no Ceará, mais Deus tocou no meu coração e eu vou arrecadar alimentos e vou levar pra belágua, vou de camionete e o que der nela eu levo e o não der eu compro por lá.

  27. Quezia

    É muita gente sem caráter viu!!! O povo tem que passar fome, ainda tem que passar fome calado. Pra não denegrir a imagem da sua excelentíssima esposa? Se ela estivesse fazendo o trabalho dela como deve, ela não precisaria ver esse tipo de coisa na Tv em rede nacional. Porque simplesmente não existiria esse tipo de coisa. A reportagem está de parabéns por denunciar essa pouca vergonha.

  28. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem