Alianças incoerentes escancaram política de conveniência de candidatos à prefeitura
Política

Alianças incoerentes escancaram política de conveniência de candidatos à prefeitura

Em busca do poder, prefeituráveis têm agido a despeito do que diziam aos eleitores e costurado alianças inusitadas e difíceis de acreditar

De tempos em tempos, a política maranhense tem requintes surreais, principalmente nos pleitos municipais. Com a chegada das eleições, políticos tidos como desafetos ferrenhos abandonam discursos, críticas e ataques levantados contra adversários até a noite anterior e, a despeito da decepção de seus eleitores, amigos e até familiares, passam a formar alianças constrangedoras em nome do poder.

Nas eleições de 2016, como já era de se esperar, não será diferente. Contudo, novas experimentações dessa política de conveniência têm chamado a atenção do eleitor mais atento, principalmente com o crescimento do uso de redes sociais e do advento de aplicativos de mensagens instantâneas para celular, como WhatsApp e Telegram.

Aliança como Castelo em São Luís deve tirar votos da pré-candidata Eliziane Gama
Divulgação/Agência Assembleia Caostelo Necessitada, Gama diz agora que qualquer crítica quanto ao caos deixado por ex-prefeito tucano não passa de “discurso mentiroso”

Este ano, o caso maranhense mais emblemático de negociações por conveniência política envolve a candidatura a prefeita da capital da deputada Eliziane Gama (PPS). Candidata a prefeitura pela primeira vez nas eleições de 2012, ela viu seus votos mais que quadruplicarem em São Luís após subir a tribuna da Assembleia Legislativa com um adesivo para carros onde podia se ler a palavra “Caostelo”, em referência direta a desastrosa administração do então prefeito João Castelo (PSDB). Na época, Gama apontava o tucano como principal responsável pelo caos nas áreas de educação, infraestrutura, saúde, mobilidade urbana e saneamento básico de São Luís.

Contudo, com a chegada de uma nova eleição pelo comando da prefeitura, Eliziane Gama mudou. Para ter o minutos e a verba do PSDB em sua coligação, a novamente candidata a prefeitura da capital lavou os cabelos, foi atrás e trabalhou para ter em seu palaque o mesmo “Caostelo” que ela criticava em 2012.

Durante sabatina nessa quarta-feira 10, por exemplo, Gama se desavergonhou e saiu em defesa do neo aliado. Desmentindo a si própria, ela chamou o tucano de “amigo”, disse que teve contra ele apenas “uma certa oposição” e ainda partiu para cima de quem ouse criticar a herança de descaso e abandono deixada por ele para seus sucessores: “discurso mentiroso”, atacou.

Outros camaleões

Há ainda diversos casos de camaleões pelo Maranhão, que mudam de cor e a direção da língua de acordo com o caminho mais fácil para chegar ou se manter no poder.

Em Timon, por exemplo, a união é entre os Almeida e o Waquim; em Colinas, ocorre o abraço entre o clãs Brandão e Jerry; em Buriticupu, a política de conveniência fica por conta dos Primo e Gildan; em Dom Pedro, entre os Macedo e os Costa; e em Nina Rodrigues, entre Braga e a oligarquia Quaresma.



Comentários 8

  1. Magno

    Para mim, uma pessoa que se alia a um político no mínimo de índole desconfiável, sabendo de sua fama, só para obter tempo de Tv do partido, será uma pessoa pior ainda que o aliado, pois é do tipo de pessoas que os fins justificam os meios.

  2. Luís Serra

    É triste que Eliziane Gama se alie a esse senhor que não tem o mínimo de pudor em se apresentar na política. Não esqueço de suas manobras quando, na última eleição, ele inventou o VLT em São Luís. Quem não lembra que ele fez verdadeiras crateras no trânsito da Praia Grande dizendo instalar o veículo? Enganando a todos. Lembro bem que, um dia depois do resultado das urnas, a empresa que estava fazendo os trabalhos de instalação desapareceu juntamento com o prefeito, que se refugiou na Itália. Entre outras pataquadas políticas colocadas em efeito por esse senhor. Eliziane, para, tá feito!

  3. Gabriel Lins

    LUIS CARDOSO, JA QUE O PREFEITO ESTÁ MANDANDO OS ELEITORES DELE TODOS DESCREDIBILIZAR E OFENDER VOCÊ NOS GRUPOS ZAP DE ARARI E FACE. SUGIRO A VC PARA PEGAR OS VALORES RECEBIDOs (RECURSOS) QUE DJALMA RECEBEU, FUNDEB, CONVENIOS (PRINCIPALMENTE),FPM, ICMS, para as pessoas verem a FORTUNA que ele recebeu E ONDE APLICOU. E questionar PORQUE A UNICA COISA QUE O PREFEITO INVESTE É NA CONSTRUÇÃO( ONDE GERA LUCRO PRA ELE, EMPRESAS/VANTAGENS) E ESQUECE DAS OUTRAS ÁREAS COMO SAÚDE, CULTURA, JUVENTUDE. LUIS CARDOSO PROCURA SABER TAMBÉM DO IMPOSTO DE RENDA DE DJALMA MELO MEU AMIGO, PRA ELE COMPROVAR ESSA RIQUEZA TODA ADQUIRIDA EM TAO POUCO TEMPO, 3 SCANIAS, 1 APT MILIONARIO E ESTÁ COMPRANDO OUTRO DE 2 MILHOES NA PENINSULA, LAND ROVER E O R$ QUE ESTÁ GUARDANDO. PROCURE TB SABER DAS ULTIMAS FOLHAS DE PAGAMENTO DO MUNICIPIO DE ARARI E VOCE VERA COMO TEM NOVOS ADMITIDOS AGORA( CRIME ELEITORAL). EU TENHO CERTEZA QUE UM HOMEM RESPEITADO COLO LUIS CARDOSO NAO POSTARIA MENTIRAS. NAO PERCA SEU TEMPO DJALMA MELO QUERENDO DIFAMA-LO. DJALMA MELO QUER QUE O POVO ESQUEÇA ESSE FATO DELE TER TRAÍDO RUI FILHO SEU AMIGO E QUEM FOI PEÇA PRINCIPAL PARA ELE CHEGAR LA, MAS O POVO NAO ACEITA JUDAS DE 22 PROCESSOS DE IMPROBIDSDE EM ARARI.

  4. Pingback: Atual7

  5. Pingback: Atual7

  6. Pingback: Atual7

  7. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem