WhatsApp fora do ar? Saiba como usar o app mesmo com o bloqueio
Aplicativos e Games

WhatsApp fora do ar? Saiba como usar o app mesmo com o bloqueio

É possível que usuário consiga usar o aplicativo de mensagens instantâneas com alguma VPN

A 1ª Vara de Justiça de São Bernardo do Campo, em São Paulo, determinou que o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp seja bloqueado por todas as operadoras de telefonia brasileiras a partir das 0h desta quinta-feira 17.

Segundo informações levantadas pelo site Consultor Jurídico, o processo que levou à decisão de bloquear o WhatsApp foi decorrente de uma investigação a respeito de um homem preso pela Polícia Civil de São Paulo em 2013, acusado de latrocínio, tráfico de drogas e associação ao Primeiro Comando da Capital (PCC).

Como o Facebook, proprietário do WhatsApp, se recusou a fornecer à Justiça informações solicitadas sobre dados de usuários relacionados ao investigado, a 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo determinou o bloqueio por parte das operadoras por 48 horas.

Se a Justiça tiver enviado essa determinação para todas as empresas de internet do Brasil, não apenas as operadoras mobile, o WhatsApp vai ficar bloqueado em qualquer rede, inclusive no WiFi da sua casa, trabalho ou qualquer outro lugar. Segundo apurou a Folha de S. Paulo, as operadoras de telefonia não teriam envolvimento com o pedido de bloqueio. Ainda assim, não há certezas quanto a isso. De acordo com o site Techmundo, no caso das operadoras de telefonia terem sido notificadas, vai ser basicamente a mesma situação que acontece quando você tenha acessar um site de streaming que não opera no Brasil, por exemplo, e os servidores do site são bloqueados por região. Só que, nesse caso, o bloqueio vai acontecer internamente e não externamente.

Porém, será possível acessar o mensageiro por meio de uma Rede Particular Virtual (Virtual Private Network – VPN), camuflando sua localização no globo e redirecionando seu tráfego por outro país. Ainda assim, é preciso que seus amigos e familiares façam o mesmo para que vocês possam conversar durante esse período.

Uma VPN, como o próprio nome sugere, é uma forma de conectar dois computadores utilizando uma rede pública, como a internet (a rede pública mais utilizada para este propósito).

Qual VPN usar?

Os três principais sistemas operacionais mobile contam com alternativas de VPN que podem ajudar nesta ocasião. Basta baixar os aplicativos gratuitos, configurar sua conta de usuário e pronto. Você estará navegando na rede como se estivesse acessando o conteúdo a partir de outro pais.



Comentários 1

  1. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem