NOTíCIA · VIDA PúBLICA

Gastão revela que presidência do FNDE foi em troca de votos contra impeachment

Deslize aconteceu durante reclamação sobre os votos do PROS na Câmara. Bancada prometeu dar seis votos a favor da presidente Dilma, mas deu apenas dois
O ex-deputado federal Gastão Vieira

Nada de escolha técnica. Nada de profissional com histórico invejável e gabaritado para o cargo. Nada de proximidade, amizade ou confiança da presidente Dilma Rousseff (PT). Durante o ato no qual o PROS declarou apoio à reeleição do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), na segunda-feira 18, o ex-deputado federal Gastão Vieira deslizou e acabou soltando que recebeu a presidência do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) em troca de votos de seu partido contra o impeachment da presidente Dilma, autorizado pela Câmara dos Deputados no domingo 17.

“A presidente tem todo direito de me demitir. Foi feito um acordo. E quando eu vi a votação, o líder do meu partido foi o primeiro a votar contra o governo. Depois continuaram os demais”, disse Gastão, fazendo ar de indignado para ser mantido no emprego pela petista.

Segundo revelou, o acordo pela sinecura era para que a bancada do PROS na Câmara, composta por seis deputados, votasse unânime contra o impedimento da presidente. Contudo, durante a votação, quatro parlamentares da sigla votação pelo afastamento de Dilma.

“Partido tem que ter posição e comando. Acordos são feitos para serem cumpridos”, reclamou.

A reclamação de Gastão Vieira é explicável. O FNDE é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que repassa recursos constitucionais, automáticos e voluntários aos Estados, municípios e Distrito Federal para execução de programas relacionados a alimentação escolar, livro didático, transporte escolar e escolas de educação infantil, além da responsabilidade pela gestão do Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies. O orçamento do órgão para 2016 é de aproximadamente R$ 30 bilhões.

Fundador-Editor do Atual7. Especializado em jornalismo investigativo e de dados, utiliza a LAI para expor corrupção, abusos e violações no setor público e privado, fortalecendo o direito da sociedade à informação e a responsabilização de quem atenta contra o interesse público.

5 comentários

  1. Alana

    Qual o problema nisso? Realmente não entendi! O certo era ela colocar alguém que votou contra seu governo? QUanta hipocrisia!!

  2. Hilton

    Como que não foi escolha técnica? Gastão Vieira já assumiu várias vezes pastas na área da Educação é um parlamentar experiente e sensato, tanto que se posicionou contra o golpe e contra os Sarneys, e agora vai apoiar Edivaldo!

    1. Yuri Almeida

      É a sua palavra contra a dele, Hilton. Foi ele quem confessou que o cargo não passa de uma sinecura.

  3. Francisca

    Ele já foi Ministro do Turismo de Dilma, como é que ele não tem proximidade com ela? É engraçado que sempre que alguém insurge contra o clã dos Sarneys, vira a pior pessoa do mundo, basta ver Luís Fernando. Achei ele foi muito coerente em apoiar a Presidente, pois ela teve mais de 70% de votos aqui no Maranhão, nada mais justo que ficar ao lado do seu povo.

    1. Yuri Almeida

      Quem afirmou a negociata pela boquinha foi o próprio Gastão, Francisca.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.