Rede dinista diz que Jefferson Portela é alvo de “ataque orquestrado”
Cotidiano

Rede dinista diz que Jefferson Portela é alvo de “ataque orquestrado”

Blogs e jornal ligados comercialmente ao Palácio dos Leões afirmam que orcrins e oposição, com apoio de setores da imprensa, estão por trás das acusações de espionagem contra o secretário

Pelo menos cinco blogs e um jornal impresso ligados comercialmente ao Palácio dos Leões afirmaram, nos últimos dias, que organizações criminosas e a oposição ao governador Flávio Dino (PCdoB) estão por trás das acusações de espionagem contra o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela.

Também que as alegadas orcrins e a oposição contam com a apoio de setores da imprensa para, afirmam, realizar “ataque orquestrado” contra o titular da SSP-MA.

A publicação neste sentido foi iniciada pelo blog do Domingos Costa, secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Raposa, no início da semana passada.

“Pelo menos três organizações criminosas fizeram um pacto dias atrás para tentar desestabilizar o Secretário de estado da Segurança Pública, Jefferson Portela. A estratégia inclui ataques orquestrados contra o titular da SSP-MA, usando inclusive setores da imprensa, sobretudo blogs noticiosos, para prejudicar o trabalho de Portela, e dessa forma, desgastá-lo perante a opinião pública”, diz Costa.

Após Dino usar o Twitter para, em meio ao escândalo, parabenizar o trabalho de Portela a frente da pasta, adaptaram a publicação do blogueiro de Raposa os blogs Marrapá, de Leandro Miranda, assessor de imprensa da Famem (Federação dos Municípios do Estado do Maranhão); do radialista Gilberto Lima, apresentador do programa Comando da Manhã na Timbira AM, que pertence ao Governo do Maranhão; do jornalista e escritor Jonaval Medeiros Cunha Santos, assessor sênior da Secretaria de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap); além do blog O Informante e o Jornal Pequeno, ambos do jornalista Lourival Bogéa. Outros blogs de menor relevância apenas reproduziram a publicação do Marrapá, por isso não foram contabilizados pelo ATUAL7.

Apesar da gravidade apontada pela rede dinista, nenhum deles conferiu credibilidade à informação, pois deixaram de citar nominalmente quem seriam os integrantes das orcrins, da oposição e da imprensa envolvidos no alegado esquema, ficando apenas no campo da ilação. A ligação comercial entre eles e a gestão de Flávio Dino se dá, quando não por nomeação em cargos públicos, por meio de anúncios e do player da Timbira. Não se pode afirmar se pela ligação comercial, mas editorialmente todos assumem, constantemente, que são defensores do governo Dino.

Nesta semana, por conta das acusações de Ney Anderson contra Jefferson Portela, a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados analisará um pedido do deputado federal Aluísio Mendes (Pode-MA), para que o delegado seja ouvido em audiência pública na Casa, pelos integrantes do colegiado. Também será ouvido o delegado de Polícia Civil Tiago Bardal, que também acusa o titular da SSP-MA de haver cometido diversas ilegalidades à frente da pasta, inclusive proteger o agiota Eduardo DP. As dezenas de contratos milionários entre o agiota e o governo comunista vêm sendo mostradas pelo ATUAL7, desde 2016.

Devido às denúncias dos delegados, pelo menos duas investigações já foram instauradas na Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) para apurar a suposta arapongagem. A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) também podem entrar no caso, a pedido do senador Roberto Rocha (PSDB-MA) que, segundo Ney Anderson, foi alvo do secretário de Segurança Pública.

Portela nega as acusações. Ele representou criminalmente os delegados que o acusam, além do signatário deste texto, o blogueiro Neto Ferreira e o repórter Stênio Johnny, por haverem tornado o caso público.



Comente esta reportagem