Sete municípios do Maranhão estão com repasses do FPM bloqueados
Cotidiano

Sete municípios do Maranhão estão com repasses do FPM bloqueados

Bloqueio da Secretaria do Tesouro Nacional impede a liberação de recursos para as gestões municipais até a regularização

Dados do Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal) mostram que ao menos sete municípios do Maranhão estão com o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) bloqueados pela STN (Secretaria do Tesouro Nacional).

Segundo consulta do ATUAL7 ao site do Tesouro, estão com o FPM bloqueados: Alto Alegre do Pindaré, Apicum-Açu, Boa Vista do Gurupi, Conceição do Lago-Açu, Fortuna, Jenipapo dos Vieiras e Lago Verde. Apenas os dois últimos tiveram o fundo bloqueado neste mês. Os demais, desde o mês passado.

De acordo com a Constituição, o repasse do FPM, assim como do FPE (Fundo de Participação dos Estados), está condicionado a algumas normas. Débitos com o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ou inscrição na dívida ativa pela PGFN (Procuradoria Geral da Fazenda Nacional) são alguns motivos que podem acarretar a suspensão das transferências pelo Governo Federal.

Para voltarem a receber os repasses, as gestões precisam identificar o motivo do bloqueio, ir à Delegacia da RFB e apresentar os documentos que comprovem que a situação já foi regularizada .

No intuito de facilitar essa regularização e evitar que ocorram novos bloqueios, a Famem (Federação dos Municípios do Estado do Maranhão) está convocando os prefeitos maranhenses que tiveram o FPM bloqueados ou retidos, para que compareçam à sede da entidade, na próxima segunda-feira 29, a fim de tratar sobre a inadimplência.

Os gestores que tiveram a administração atingidas pelo bloqueio, segundo o Tesouro Nacional, são: Fufuca (MDB), Cláudio Cunha (PV), Antonio Batista (PSDB), Alexandre Lavepel (PDT), Arlindo Filho (PDT), Moisés Ventura (PTB) e Dr. Francisco (Cidadania).

Tudo sobre


Comentários 2

  1. Cláudio

    Isso e os não repasses de Convênios praticamente pelas mesmas infrações acontecem o tempo todo em alguns grandes municípios no Maranhão, por incompetência, desídia administrativa dos gestores, de seus assessores jurídicos e de suas controladorias. Fazem de tudo pra ninguém saber de nada, escondem até das Câmaras Municipais! Eles atrasam pagamentos de folha de pessoal, não pagam os prestadores de serviço e fornecedores -- por meses a fio -- e querem que estes continuem com as suas obrigações em dia, pode!?

  2. Celso Albuquerque

    Só falta de uma gestão profissional, sem ingerências políticas, sem apadrinhamentos. Realizadas com amigos e apaniguados das eleições. O Chiquinho Escórcio, do alto de sua irreverência, disse certa feita em alto e bom som que a grande maioria das prefeituras do Maranhão não tinham estrutura jurídica e administrativa pra obedecer aos ordenamentos legais brasileiros. Muita gente ficou com raiva dele, mas estava certo.

Comente esta reportagem