TCE prorroga prazo para gestores enviarem informações sobre acúmulo de cargos
Cotidiano

TCE prorroga prazo para gestores enviarem informações sobre acúmulo de cargos

Medidas tomadas pelas administrações contra as supostas irregularidades devem ser comunicadas até 15 de agosto

O TCE (Tribunal de Contas do Estado) do Maranhão decidiu prorrogar o prazo para que os gestores enviem à corte informações detalhadas sobre quais medidas foram e/ou estão sendo tomadas contra o acúmulo de cargos nas respectivas administrações.

Segundo divulgado pela assessoria do TCE-MA, o novo prazo vai até o dia 15 de agosto próximo. O prazo inicial, mostrou o ATUAL7, terminaria neste domingo 14.

A prorrogação foi possível por articulação direta da Famem, por meio do presidente da entidade, Erlânio Xavier.

Nesta segunda-feira 15, ele esteve reunido com o presidente do TCE-MA, conselheiro Nonato Lago, onde comprometeu-se a solicitar aos prefeitos maranhenses associados na Famem que cumpram as determinações da corte de contas sobre os vínculos financeiros.

De acordo com o tribunal, a alteração do prazo foi realizada com o objetivo de permitir aos gestores a adoção de medidas que possibilitem o atendimento, com o grau de precisão e segurança necessários, às exigências relativas aos dados sobre os vínculos financeiros em duplicidade existentes em cada município maranhense.

Em relação aos órgãos estaduais, diz o TCE-MA, o envio das informações começará somente no dia 15 de agosto, com metodologia e prazos a serem definidos pelo tribunal.

A descoberta de diversas ilegalidades foi possível por meio de uma ferramente tecnológica que permite o cruzamento das folhas de pagamento de todos os municípios do Maranhão, bem como da folha do Estado, de modo a identificar as hipóteses de acúmulo de vínculos. 

Segundo o levantamento divulgado pelo TCE do Maranhão em março deste ano, o estado apresenta atualmente cerca de 37 mil casos de acúmulo indevido de cargos, o que corresponde a 20% da folha. A grande maioria envolve a contratação de profissionais da Educação.



Comente esta reportagem