Vereador quer distribuição de absorventes pela Prefeitura de São Luís
Cotidiano

Vereador quer distribuição de absorventes pela Prefeitura de São Luís

Projeto de Gutemberg Araújo que ataca a pobreza menstrual aguarda parecer das comissões de Justiça, de Assistência Social e da Mulher da CMSL

Refaz

Com o objetivo de combater a pobreza menstrual — ou seja, a falta de condições financeiras de diversas mulheres para comprar produtos de higiene —, o vereador Gutemberg Araújo (PRTB) apresentou um projeto de lei na Câmara Municipal de São Luís que cria o programa de fornecimento de absorventes higiênicos para mulheres na capital maranhense.

Médico, o parlamentar defende que mulheres com hipossuficiência social e econômica, que não possuem renda suficiente para comprar esse item básico, sejam beneficiadas pelo programa, após cadastro.

“Não se trata apenas da distribuição de absorventes higiênicos, mas sim de levar dignidade e esperança por um futuro mais justo e igualitário, uma que, diante da atual realidade econômico/financeira do nosso país, não é comum entre nossas mulheres a falta de alimentos e materiais de primeira necessidade”, justifica Dr. Gutemberg, como é conhecido o vereador.

Pelo texto, a Prefeitura de São Luís promoverá o fornecimento e a distribuição dos absorventes em quantidade adequada às necessidades das mulheres. A divulgação do programa para o público interessado será feita por meio de propaganda institucional, assim como as regras para participar.

Ainda de acordo com o projeto, as despesas serão custeadas pela própria administração municipal, podendo ser suplementadas, se necessário.

A matéria ainda precisa de parecer das comissões de Justiça, de Assistência Social e da Mulher da CMSL, antes de se ser votada em plenário.



Comente esta reportagem