Hospital Dr. Jackson Lago coleta 82 bolsas de sangue em campanha de doação
Cotidiano

Hospital Dr. Jackson Lago coleta 82 bolsas de sangue em campanha de doação

Iniciativa foi organizada pela Agência Transfusional do hospital em conjunto com a Hemomar e promovida pelo Instituto Acqua em Ação

Um dia para ajudar a quem precisa. Foi com essa premissa que doadores voluntários participaram da Campanha de Doação de Sangue promovida, na última terça-feira 5, pelo Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, no município de Pinheiro. A iniciativa integra o Instituto Acqua em Ação, vertente social do Instituto Acqua, que gerencia a unidade em parceria com a SES (Secretaria de Estado da Saúde).

A campanha foi organizada pela equipe da Agência Transfusional do hospital e teve o apoio do Centro de Hemomar (Hemoterapia e Hematologia do Maranhão). O serviço da agência funciona desde 2015 e a campanha é realizada há 4 anos.

“A demanda da agência aumentou em mais de 40% por conta da ampliação dos serviços de hemodiálise e a quantidade de internações e cirurgias. Todos os anos realizamos a campanha em parceria com a Hemomar”, destacou a bioquímica da Agência, Glaucejane Canindé Chaves.

A campanha teve ampla divulgação na região da Baixada Maranhense e atraiu a participação de estudantes universitários da área da saúde, alunos de escolas federais e municipais, moradores de cidades próximas e os colaboradores do hospital. Ao todo, foram coletadas 82 bolsas de sangue.

Para doar sangue, o voluntário precisa ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos precisam apresentar o consentimento do responsável para realizar o ato. O doador também precisa estar em boas condições de saúde, sem sintomas de pressão alta ou pressão baixa e ter peso mínimo de 50 kg. Homens podem doar a cada dois meses, no intervalo de 4 doações por ano. Mulheres, a cada três meses devido o fluxo menstrual.

Os doadores do Maranhão cadastrados na Hemomar têm direito a benefícios sociais. Cada doador recebe uma carteira e após a segunda doação tem direito a isenção de pagamento de taxa em concurso público, entradas gratuitas em espetáculos e os funcionários públicos têm direito a um dia de folga.



Comente esta reportagem