Maternidade Benedito Leite promove palestra sobre aperfeiçoamento do aleitamento materno
Cotidiano

Maternidade Benedito Leite promove palestra sobre aperfeiçoamento do aleitamento materno

Capacitação sensibilizou colaboradores sobre a importância da amamentação. Iniciativa integra etapas para a certificação da unidade como Hospital Amigo da Criança

A Maternidade Benedito Leite promoveu, na última quinta-feira 9, palestra sobre aperfeiçoamento do aleitamento materno. A ação integra as etapas de treinamento e qualificação de colaboradores para o cumprimento dos 10 passos para o sucesso do aleitamento materno pela IHAC (Iniciativa de Hospital Amigo da Criança). Esta etapa da capacitação foi destinada para equipes que atuam na recepção, maqueiros, auxiliares operacionais de serviços gerais, além de profissionais que atuam na área administrativa do equipamento de saúde.

A unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a SES (Secretaria de Estado da Saúde) será submetida a um monitoramento ainda este mês, para adquirir a certificação de Hospital Amigo da Criança.

Coordenando a capacitação, a enfermeira Brenda Veras, membro do Comitê Estadual em Aleitamento Materno, explicou a importância da atividade para os colaboradores. “É um momento para sensibilização dos funcionários em relação ao aleitamento materno. Todos precisam entender a importância do aleitamento materno dentro da maternidade. Com o selo da IHAC seremos modelo e referência para pacientes e acompanhantes”, detalhou.

Brenda lembrou ainda que a maternidade Benedito Leite conta com uma equipe técnica de profissionais capacitados em aleitamento materno que acompanha e desenvolve ações de sensibilização com demais funcionários desde a recepção até a área administrativa. Ela destacou que a unidade de saúde realiza outros critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, por exemplo.

Durante a capacitação, a enfermeira também lembrou a importância do aleitamento exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê e deu dicas para uma amamentação segura, entre as quais, não ofertar chupetas e mamadeiras, e falou sobre a realização de massagens e ordenhas para evitar o ingurgitamento mamário –peito empedrado. Além desses alertas, a profissional falou da necessidade de evitar a oferta de água, chás, leites artificiais ou qualquer outro alimento até o sexto mês de vida.

A estratégia da IHAC é usada no mundo pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Foi lançada em 1991, com intuito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno no âmbito hospitalar. No Maranhão, a MACMA (Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão) foi reconhecida recentemente como Hospital Amigo da Criança. A unidade, também administrada pelo Instituto Acqua, possui um Banco de Leite Humano, é referência no atendimento à gestante e tem promovido ações que apoiam o aleitamento materno no âmbito hospitalar.

IHAC é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Unicef e OMS. Para ser amigo da criança, o hospital garante também livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas, cumprindo o que determina a Lei do Acompanhante e ainda cumpre a NBCAL (Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância).

Tudo sobre


Comente esta reportagem