Braide pede ao Ministério da Saúde antecipação de vacina para crianças contra H1N1 no MA
Cotidiano

Braide pede ao Ministério da Saúde antecipação de vacina para crianças contra H1N1 no MA

Dados apresentados por entidade de Pediatria apontam para um surto da doença no estado

O deputado federal Eduardo Braide (Podemos-MA) pediu formalmente ao Ministério da Saúde, nessa terça-feira 17, a antecipação da vacina para crianças contra Influenza (H1N1), conhecida como gripe suína, no Maranhão. Segundo o parlamentar, o pedido é baseado em dados apresentados pela Sociedade de Puericultura e Pediatria do Estado, que apontam para um surto da doença no Maranhão.

“Além das medidas já seguidas para o enfrentamento ao coronavírus em todo o país, o Maranhão precisa de uma atenção especial para o combate ao H1N1 no estado. Só este ano, 179 casos já foram notificados e óbitos confirmados. Por isso, protocolei essa solicitação para que as crianças maranhenses recebam a vacina contra o H1N1 no grupo prioritário de idosos e profissionais de saúde”, explicou Braide.

“Conforme os dados apresentados, os casos de Influenza representam mais da metade dos casos de síndrome respiratória aguda grave notificados este ano. Um total de 55,4% em crianças de 0 a 9 anos de idade. Com esses dados não restam dúvidas da urgência em colocar as crianças no grupo prioritário”, completou.

Pelo calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde, a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começa no dia 23 de março e vai até o dia 22 de maio, em todo o Brasil. A imunização será feita em três etapas destinadas a grupos prioritários considerados mais vulneráveis aos vírus que causam a gripe (Influenza A-H1N1, Influenza A-H3N2 e Influenza B).

Idosos (60 anos ou mais) e trabalhadores em saúde são os primeiros grupos a serem vacinados, a partir do dia 23 de março. O segundo grupo, a partir de 16 de abril, é formado por professores de escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento. Já na terceira fase, que começa no dia 9 de maio, mesma data do Dia D de mobilização, estão crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e adultos de 55 a 59 anos de idade.

Por meio do pedido, Braide busca antecipar a vacinação de crianças no estado já no início da campanha.

“Pelo calendário, a vacinação das crianças está programada para o dia 9 de maio. Contudo, diante do quadro apresentado de surto, é preciso atenção máxima para o Maranhão. Vamos acompanhar de perto toda essa situação e cobrar agilidade dos entes responsáveis no enfrentamento desse surto, para que nossas crianças, idosos e suas famílias estejam protegidos”, garantiu o parlamentar.



Comente esta reportagem