Ministro da Saúde prevê ‘colapso’ do sistema de saúde no fim de abril
Cotidiano

Ministro da Saúde prevê ‘colapso’ do sistema de saúde no fim de abril

Mandetta diz que curva de transmissão do coronavírus só terá queda brusca em setembro

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, nesta sexta-feira 20, disse que, pelas projeções atuais, o sistema de saúde brasileiro deve entrar em “colapso” no fim de abril, devido ao avanço do coronavírus (Covid-19).

“Às vezes a pessoa confunde colapso com sistemas caóticos, críticos. O colapso é quando você pode ter dinheiro, plano de saúde, ordem judicial, mas não há sistema para você entrar. É o que vivenciam a Itália e outros países do Primeiro Mundo hoje”, disse o ministro em videoconferência do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com empresários.

Na análise do ministro, com base na evolução do coronavírus no mundo ocidental, as infecções ainda vão ganhar força e aumentar rapidamente nos meses de abril, maio e junho.

“Devemos entrar em abril no início da subida rápida, que vai durar até o mês de junho, quando ela vai começar a ter uma desaceleração de subida. No mês de julho, deve começar o platô. Em agosto, esses platô vai começar a mostrar tendência de queda e, em setembro, essa queda é mais profunda, como foi a de março na China”, previu.

Segundo Mandetta, para diminuir a transmissão do coronavírus e evitar o colapso do sistema, pode ser necessário “segurar a movimentação” de idosos.

“Estamos modelando com o ministro Braga Netto [Casa Civil] e Ministério da Economia, para ver se trabalhamos com algumas interrupções, caminhando um pouco, parando um pouco, segurando ao máximo os idosos, que são eles que levam ao colapso do sistema”, afirmou.



Comente esta reportagem