Com 100% da ocupação dos leitos de UTI para Covid-19, São Domingos pede a Dino que decrete lockdown
Cotidiano

Com 100% da ocupação dos leitos de UTI para Covid-19, São Domingos pede a Dino que decrete lockdown

Desde ontem, rede pública de saúde também está com todos os leitos de UTI ocupados em São Luís

O Hospital São Domingos, em São Luís, sugeriu ao governador Flávio Dino (PCdoB) que decrete o chamado lockdown (bloqueio total de circulação de pessoas, mais restritivo que o isolamento social), como forma o barrar na capital o aumento descontrolado no número de casos de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

O pedido foi feito em ofício encaminhado à SES (Secretaria de Estado da Saúde), nesta quarta-feira 29, um dia depois do São Domingos informar que 100% dos leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) reservados para pacientes com Covid-19 estão ocupados.

“Em razão disso, esse nosocômio sugere ao Governo do Estado do Maranhão a adoção de protocolos de emergência mais restritivos, como por exemplo o ‘lockdown’”, diz trecho do documento.

Também ontem, segundo boletim Epidemiológico da SES, a própria rede pública estadual de saúde chegou ao limite total de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 em São Luís, além de outros dois hospitais da rede privada, ambos na capital: UDI e Centro Médico.

Apesar do colapso no sistema, mais cedo, em entrevista à TV Mirante, Flávio Dino disse que não há motivo para pânico por parte da população, e negou boatos que estão circulando nas redes sociais, afirmando que ele iria decretar, nesta quinta 30, o lockdown.

Epicentro da pandemia no Maranhão, São Luís já registrou mais de 2,1 mil casos positivos e 130 óbitos em decorrência da doença.



Comente esta reportagem