Governo desmonta Central de Testagem no Diamante e destina Viva Beira-Mar apenas para servidores
Cotidiano

Governo desmonta Central de Testagem no Diamante e destina Viva Beira-Mar apenas para servidores

Atendimento para população em geral nos casos suspeitos de Covid-19 passa a ocorrer nas UPAs do Araçagi, Itaqui-Bacanga, Vinhais e Cidade Operária

O Governo do Maranhão desmontou a Central de Testagem para Covid-19 na Policlínica Diamante e passou a destinar o Centro de Testagem no anexo do Viva Beira-Mar, ambos localizados em São Luís, exclusivamente, para servidores da saúde e da segurança pública, desde que haja apresentação de RG e contracheque.

A medida foi iniciada nesta segunda-feira 13, mas sem qualquer anúncio oficial da SES (Secretaria de Estado da Saúde) a respeito do fechamento da central no Diamante, que chegou a ter sua inauguração comemorada pela gestão estadual, por ganhar destaque no Jornal Hoje, da Rede Globo.

A pasta é comandada pelo advogado eleitoral Carlos Lula, também responsável principal pelo Comitê Científico de Prevenção e Combate ao Coronavírus no Maranhão.

Segundo o governo, com a destinação do anexo do Viva Beira-Mar apenas para servidores, a população em geral que precisar fazer teste em caso de suspeita do novo coronavírus deve se dirigir agora à tendas externas nas UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) do Araçagi, Itaqui-Bacanga, Vinhais e Cidade Operária.

De acordo com a agência de notícias do governo, porém, não haverá testagem nas UPAs para a população, mas apenas orientação.

“Sobre as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), na área externa profissionais de saúde realizam a etapa de triagem de pacientes. Se o paciente tiver sintomas leves e um quadro de síndrome gripa normal, ele vai levar o atestado de 14 dias e as orientações para permanecer em confinamento em casa. Em caso de agravamento do quadro, ele deve retornar à unidade. Quando identificados sintomas moderados, o paciente será encaminhado para alguma das unidades de referência: Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), Hospital da Mulher (HM) e Hospital Universitário (HUUFMA)”, diz o texto.

Outro lado

Em uma primeira nota enviada ao ATUAL7, a SES informou que “o Centro de Testagem do Diamante foi desativado para que a Policlínica continue com o atendimento dos usuários que não podem ter seu acompanhamento médico interrompido, em razão da condição de saúde”.

Disse ainda que “o Centro de Testagem do Viva Beira-Mar tem amplo espaço interno, sendo possível garantir o espaçamento seguro entre os profissionais de saúde e de segurança que buscam o serviço”.

Em uma segunda nota, a SES esclareceu que “a Testagem para Covid-19 será realizada em pessoas com sintomas evidentes de gripe que necessitam de atendimento de urgência na Unidade de Pronto Atendimento, de acordo com o protocolo e avaliação médica, e que “o protocolo do Ministério da Saúde usado na entrevista e triagem dos pacientes, recomenda se o caso é suspeito para Covid-19 e se há necessidade de coleta das amostras”.

“A Secretaria reforça o pedido para que pessoas assintomáticas ou com sintomas leves, permaneçam seguindo as medidas de isolamento social para tratamento dos sintomas em casa. As UPAs são unidades de urgência e a aglomeração destes espaços pode ocasiona em dificuldade no atendimento a pessoas que apresentam sintomas graves e, portanto, necessitam de assistência imediata”, continuou.

“Por fim, a SES informa que, a partir desta semana, os profissionais de saúde e da segurança com sintomas gripais tem exclusividade no atendimento do Centro de Testagem da Beira-Mar. O serviço funciona de segunda a sexta, no turno da manhã e tarde. Para reduzir a aglomeração, o Centro de Testagem iniciou o agendamento dos profissionais que buscam o serviço para os próximos dias”, finalizou.



Comentários 1

  1. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem