MA avança pouco em transparência de dados sobre Covid-19 e cai em ranking da OKBR
Cotidiano

MA avança pouco em transparência de dados sobre Covid-19 e cai em ranking da OKBR

SES passou a divulgar novas informações sobre a propagação da pandemia no estado, mas piorou na qualidade de outras

Nova atualização da (OKBR) Open Knowledge Brasil sobre a qualidade dos dados relativos à Covid-19 que têm sido publicados pelos 26 estados brasileiros e pelo Distrito Federal, além da União, aponta que o Maranhão avançou pouco na transparência e continua omitindo informações fundamentais para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus no estado.

Iniciado há três semanas, o levantamento compara a divulgação de dados oficiais considerando uma série de fatores, organizados em três dimensões: conteúdo, granularidade (detalhamento da informação) e formato de publicação dos dados.

Divulgada nesta quinta-feira 16, a nova avaliação mostra que, uma semana após a rodada anterior, a SES (Secretaria de Estado da Saúde) ainda não aprimorou a qualidade dos dados e piorou em outros.

Embora a pasta tenha passado a informar sobre a existência de outras doenças respiratórias nos pacientes infectados pelo novo coronavírus, a OKBR mostra que, até o momento, o cidadão permanece sem saber a quantidade de testes para Covid-19 disponíveis, e as informações sobre quantidade de leitos ocupados no estado em relação ao total disponível teve o detalhamento reduzido.

O estudo diz também que a SES passou a apresentar dados de grupos de casos registrados no estado, mas recuou quanto à localização geográfica (município/bairro/hospital) desses casos.

Na primeira análise da OKBR, do último dia 2, o Maranhão apareceu na 6ª colocação no ranking, com 45 pontos e índice médio de transparência. No dia 9, com expressiva melhora após cobranças do ATUAL7, chegou a subir para 2ª posição nacional em transparência, marcando 71 pontos entre os 100 possíveis, e alcançando nível bom de transparência. Nesta terceira rodada, porém, como o avanço foi insuficiente, foi à 74 pontos e permaneceu com nível bom de transparência, mas não melhorou mais do Ceará e Espírito Santo, caindo para a 3ª colocação no ranking.

Abaixo, por nível e com pontuação, confira o ranking da terceira rodada de avaliação do Índice de Transparência da Covid-19. A próxima análise será no dia 26.

Nível de transparência Alto:
Ceará (95), Pernambuco (95) e Espírito Santo (93)

Nível de transparência Bom:
Maranhão (74), Paraná (74), Rio de Janeiro (74), Piauí (71), Amapá (67), Governo Federal (67), Rio Grande do Norte (67) e São Paulo (62)

Nível de transparência Médio:
Rio Grande do Sul (55), Minas Gerais (52), Santa Catarina (52), Amazonas (48), Tocantins (45), Mato Grosso (43), Mato Grosso do Sul (43), Paraíba (43) e Rondônia (43)

Nível de transparência Baixo:
Pará (40), Roraima (40), Alagoas (36), Bahia (33), Distrito Federal (29) e Sergipe (21)

Nível de transparência Opaco:
Acre (19) e Goiás (19)



Comentários 1

  1. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem