Sobe para 52 número de pessoas com Covid-19 no MA; SES diminui transparência
Cotidiano

Sobe para 52 número de pessoas com Covid-19 no MA; SES diminui transparência

Sexo e idade de pacientes com resultado positivo do novo coronavírus passaram a ser omitidos

O número de casos confirmados do novo coronavírus no Maranhão subiu de 31 para 52, segundo relatório de monitoramento divulgado pela SES (Secretaria de Estado da Saúde), atualizado às 22h dessa terça-feira 31.

Em grave diminuição da transparência, sem qualquer explicação, a pasta mudou a metodologia de publicação dos dados, e deixou de informar o sexo e a idade das pessoas diagnosticadas com a Covid-19 no estado. Os sintomas dos pacientes, de nenhum deles, apesar da importância da informação no enfrentamento à pandemia, nunca foi tornado público.

Desde o 10º caso do novo coronavírus confirmado no Maranhão —uma mulher, de 28 anos, com histórico de viagem para São Paulo—, a SES deixou de informar o tipo de transmissão: se importada, local ou comunitária. Esta última, já declarada pelo governador Flávio Dino (PCdoB), e que leva ao aumento de medidas restritivas, ocorre quando há casos de pessoas que não viajaram e não têm vínculo com caso confirmado registrado.

O ATUAL7 questionou, por e-mail, o titular da SES, Carlos Lula, e o próprio Dino sobre a falta de transparência e aguarda retorno. Dados que não estão sendo divulgados foram solicitados, para criação de um banco de dados público de monitoramento, com objetivo de facilitar estudos sobre a progressão da pandemia no Maranhão e o desenvolvimento de soluções contra o avanço da doença, além de garantir o exercício do controle social.

Dos 52 casos já confirmados de Covid-19 no estado, há 1 óbito, de um homem de 49 anos. Segundo comunicado da Saúde estadual, ele tinha histórico de hipertensão.

Há ainda 754 casos suspeitos, sob investigação. Sobre esses casos também não há transparência.



Comentários 2

  1. Pingback: Atual7

  2. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem