Adriano vai acionar MP para ampliação de testagem para Covid-19 pela SES
Cotidiano

Adriano vai acionar MP para ampliação de testagem para Covid-19 pela SES

Ministério da Saúde já enviou ao Maranhão 86,2 mil testes PCR e 146,3 mil testes rápidos. SES informa ter utilizado, até o momento, apenas 22,7 mil. Há falta de transparência

O líder da oposição na Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Adriano Sarney (PV), informou, nessa sexta-feita 15, que vai acionar o Ministério Público para que a SES (Secretaria de Estado da Saúde) amplie a testagem para a Covid-19 no estado.

Segundo o mapa de insumos estratégicos do Ministério da Saúde, até o momento, foram enviados ao Maranhão 86,2 mil testes PCR (Proteína C Reativa) e 146,3 mil kits para testes rápidos. Boletim epidemiológico da SES, porém, informa terem sido realizados, no geral, até às 21 horas dessa sexta-feira 15, apenas 22,7 mil testes. Em falta de transparência, não há informação sobre a distribuição e nem onde foi parar o restante.

Com base nesses dados, por meio da representação, Adriano pretende alterar a diretriz de atendimento a pacientes com SARS (Síndrome Respiratória Aguda Infecciosa), requerendo :

1. modificação nos critérios para coleta de pesquisa de Covid-19, determinando a coleta para casos suspeitos, ou seja, quando o paciente apresenta febre mais, pelo menos, um dos sintomas descritos na própria diretriz;

2. alteração nos critérios de internação, determinando a internação de pacientes que se enquadrarem como casos suspeitos e que estejam em problema social (falta de cômodo disponível para isolamento domiciliar);

3. determinar a internação de casos suspeitos em um dos mais de 40 mil leitos de hotéis disponíveis no Maranhão, caso esses pacientes não encontrem leitos desocupados na rede pública estadual de saúde.

Para o líder da oposição ao governo de Flávio Dino (PCdoB), o avanço da pandemia da Covid-19 no Maranhão, em especial na Aglomeração Urbana de São Luís, justifica a adoção de medidas urgentes para aumento da oferta de leitos clínicos e leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) para pacientes com a Covid-19 em hotéis. Argumenta, também, que o governo estadual tem a obrigação de garantir a testagem da população, pois diversos pacientes com sintomas sequer foram testados para a detecção da doença.

“Temos uma rede de saúde disponível e os testes precisam ser realizados nessas unidades, pois não há testagem para as pessoas que estão apresentando sintomas, isso mostra a incapacidade e irresponsabilidade do governo que negligenciou o que iríamos viver. Mais uma vez, apelo para que o governo não mande as pessoas que procuram as UPAs com sintomas graves de volta para casa. Que alugue os hotéis e faça um acompanhamento dessas pessoas”, disse.



Comente esta reportagem