Lockdown na Aglomeração Urbana de São Luís é prorrogado até 17 de maio
Cotidiano

Lockdown na Aglomeração Urbana de São Luís é prorrogado até 17 de maio

A vigência inicial era até a quinta-feira 14

Os municípios da Aglomeração Urbana de São Luís (compreendida pela capital, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar) permanecerão em lockdown até o próximo domingo, dia 17 de maio. A vigência inicial era até a quinta-feira 14.

A prorrogação da medida restritiva de enfrentamento ao avanço do novo coronavírus foi firmada por meio de acordo entre representantes da SES (Secretaria de Estado da Saúde) e das respectivas prefeituras, nesta terça 12, em audiência na Vara de Interesses Difusos e Coletivos, com o juiz Douglas Martins, e acompanhamento do Ministério Público do Maranhão.

Pela outra proposta, rejeitada pelas partes, o lockdown não seria prorrogado, mas a SES e as gestões municipais se comprometeriam a adotar outras medidas de restrição, com fundamento em informações técnicas, que deveriam ser informadas à população com absoluta transparência.

Durante o lockdown, do comércio, só podem funcionar os serviços considerados essenciais, como supermercados, mercadinhos, feiras, quitandas e estabelecimentos que vendam alimentos.

Caminhões com cargas de alimentos e produtos de limpeza e higiene, entre outros itens, além de ambulâncias, viaturas e veículos de atividades essenciais são os únicos que podem entrar e sair dos municípios da Aglomeração Urbana de São Luís.

Podem continuar circulando pessoas que trabalham em atividades essenciais ou que estejam se deslocando em busca de um serviço essencial. Por exemplo, um médico pode sair para o trabalho ou uma pessoa pode ir ao mercado comprar alimentos e produtos de higiene.



Comente esta reportagem