Transporte coletivo em São Luís será principal desafio contra propagação do coronavírus
Cotidiano

Transporte coletivo em São Luís será principal desafio contra propagação do coronavírus

Ampliação da reabertura do comércio e serviço não essenciais deve provocar aglomeração de passageiros em pontos de ônibus. Governo Dino parece apostar na imunidade de rebanho

Com a decisão do governador Flávio Dino (PCdoB) de, em meio ao aumento do número de infectados e óbitos por Covid-19, ampliar a reabertura do comércio e serviço não essenciais em todo o Maranhão, a capital do estado passa a ter o transporte coletivo como principal desafio contra a propagação do novo coronavírus.

Pelas regras estabelecidas pelo Palácio dos Leões, a tendência é de aumento da aglomeração de passageiros em pontos de ônibus, o que pode provocar novas contaminações e mortes pela doença, que já infectou 8.882 pessoas e matou 521 em São Luís.

É o que se prevê pela portaria baixada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares.

Aparentemente elaborada por quem não conhece a realidade de quem precisa pegar ônibus para trabalhar e voltar para casa, o documento até recomenda medidas de segurança e cuidados gerais, como uso obrigatório de máscaras, abertura de janelas, limitação à capacidade oficial de passageiros sentados e desinfecção dos veículos.

Contudo, devido à proximidade entre os horários determinados para início de funcionamento dos estabelecimentos, o distanciamento social, principal medida contra o avanço da pandemia, pode ser prejudicado, já que para chegar ao trabalho os passageiros terão de se aglomerar nos pontos de ônibus nos horários de pico da manhã. Entre o final da tarde e início da noite, no retorno para casa, como não foi estabelecido pela Casa Civil horário para o fechamento do comércio, a aglomeração tende a ser ainda maior, com todo os passageiros ao mesmo tempo.

Quem precisa ou já precisou pegar ônibus em São Luís para retornar para casa em horário de pico, em dias normais, principalmente nos terminais do sistema de integração, conhece a mega aglomeração diariamente registrada nos pontos de ônibus.

Imunidade de rebanho

Pela forma como está conduzido o enfrentamento ao novo coronavírus no Maranhão, autorizando a reabertura do comércio e serviços não essenciais em meio à escalada de novos infectados e óbitos por Covid-19, é possível que Flávio Dino esteja experimentando a chamada imunidade de rebanho como método de combate à doença. Deixar que todos se contaminem, alguns sejam sacrificados e a comunidade se imunizasse como consequência vem sendo defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desde o início da pandemia.

Ocorre que, para essa estratégia funcionar, conforme especialistas, o índice de imunizados tem que ser muito alto. Do contrário, alguns podem ser contaminados pelo novo coronavírus e se recuperarem. Outros, porém, em número incerto, morrerão em decorrência da doença.

Abaixo, os horários determinados pelo governo para a reabertura do comércio e serviço:

Começam entre 5 e 7 horas
Postos de combustíveis;
Panificadoras.

Começam entre 6 e 8 horas
Área de saúde, como serviços ambulatoriais em hospitais, clínicas, laboratórios etc;
Indústrias alimentícias;
Indústrias farmacêuticas/medicamentos;
Construção civil;
Supermercados.

Começam entre 7 e 9 horas
Vigilantes, zeladores e porteiros;
Farmácias e drogarias;
Oficinas mecânicas e borracharias;
Lojas de produtos agropecuários e veterinários;
Hospitais e clínicas veterinárias;
Agências lotéricas.

Começam entre 9 e 11 horas
Bancos;
Revendas/concessionárias de veículos;
Barbearias e salões de beleza;
Comércios de rua que estejam autorizados a funcionar.



Comentários 1

  1. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem