Yglésio critica novo protocolo da SES sobre uso de cloroquina: ‘Falsa redução dos casos’
Cotidiano

Yglésio critica novo protocolo da SES sobre uso de cloroquina: ‘Falsa redução dos casos’

Mesmo sem respaldo científico, governo Flávio Dino liberou a distribuição do remédio para pacientes com sintomas leves de Covid-19

A liberação dada pelo governo de Flávio Dino (PCdoB), desde o último dia 12, para que médicos da rede pública estadual de saúde receitem e distribuam cloroquina para pacientes com sintomas leves de Covid-19, foi criticada pelo deputado estadual Yglésio Moyses (PROS).

Embora pertencente ao grupo de deputados governistas na Assembleia Legislativa, o parlamentar, que é medico, fez uma série de considerações no Twitter contrárias ao uso do medicamento, ainda no domingo 17, quando o Governo do Maranhão anunciou publicamente a mudança no protocolo de tratamento da doença no estado, após vazamento da distribuição de kits de fármacos pela SES (Secretaria de Estado da Saúde) e Emserh (Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares), contendo a cloroquina.

Para Yglésio, conforme já mostrou o ATUAL7, não há evidências científicas de que o uso do medicamento traga benefícios para pacientes infectados pelo novo coronavírus, inclusive para aqueles com casos leves e moderados. A distribuição adotada pela SES sem respaldo da ciência, diz, provocará desobediência às medidas de isolamento social e falsa redução de casos confirmados da Covid-19.

“Medicamento não funciona, mas mesmo assim, uma parte da população vai aumentar o fluxo de procura às unidades. Coincidindo com o fim do lockdown, é mais uma medida que estimula redução do isolamento social. Muita gente vai se considerar imune e somar-se-ão comportamentos de risco. Vai reduzir a pressão por testes, porque muita gente vai achar que não precisa ser testado porque já está tomando a ‘cura mágica’ —falsa subnotificação. Falsa redução dos casos”, publicou.

Ainda segundo o parlamentar, além da falta de estudos que embasem o novo protocolo, o efeito provocado pode ser o contrário do esperado.

“Vai acelerar a retomada da economia em velocidade maior do que deveria, portanto há chance de segunda onda de contágio”, alertou.

Na Assembleia Legislativa, durante a sessão virtual realizada na manhã desta segunda 18, o deputado voltou a criticar a mudança no protocolo pela SES, para uso do medicamento contra a Covid-19.

“Inócuo. O remédio não funciona. Fizeram um debate político em algo que o mundo inteiro, os países desenvolvidos já abandonaram”, declarou.



Comente esta reportagem