Casos suspeitos de Covid-19 quase quadruplicam no Maranhão após reabertura do comércio
Cotidiano

Casos suspeitos de Covid-19 quase quadruplicam no Maranhão após reabertura do comércio

Aumento passou a ser exponencial após o retorno das atividades presenciais nas academias de ginástica e esportes

Em pouco mais de um mês, o Maranhão quase quadruplicou o número de casos suspeitos de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A escalada ocorreu após o governo de Flávio Dino (PCdoB), sem apresentação de qualquer estudo ou parecer científico, decidir liberar a retomada do comércio e serviço não essenciais em meio à pandemia.

Segundo levantamento do ATUAL7 nos boletins epidemiológicos da SES (Secretaria de Estado da Saúde), no dia 25 de maio, quando teve início a reabertura gradual do setor econômico no estado, o Maranhão registrava 1.181 casos suspeitos, com tendência de queda graças ao lockdown determinado pela Justiça. Contudo, no boletim desse domingo 28, a quantidade de pessoas sob investigação —ou seja, que estão aguardando resultados dos testes que indicam a presença do novo coronavírus no organismo— subiu para 4.306.

A escalada de novos casos suspeitos teve início a partir do dia 8, duas semanas após a retomada do comércio e serviços não essenciais, e na mesma época em que Flávio Dino, novamente sem a apresentação de qualquer estudo, liberou templos e igrejas para voltarem a realizar missas e cultos presenciais em todo o estado.

A partir do dia 15, quando o relaxamento no isolamento social, sempre sem qualquer apresentação de estudos por parte do governador do Maranhão, também alcançou lojas de rua e shoppings centers, o número de casos suspeitos com Covid-19 mais que dobrou, subindo de 813 para 1.701.

Ainda segundo os dados, após a autorização para reabertura de academia de ginásticas e esportes no último dia 22, o número de casos suspeitos aumentou exponencialmente, com uma média de 372 pessoas a mais, por dia, que passaram a sentir os sintomas da doença (tosse, febre, dificuldade para respirar, olfato e paladar comprometidos, além de dores musculares e outros sintomas gripais) ou que tiveram contato recente com pessoas diagnosticadas com a Covid-19.

Atualmente, a SES tem demorado quase dois meses para apresentar o resultado dos exames para detecção da Covid-19. Por esta razão, os registros vem sendo divulgados apenas quando os pacientes já estão recuperados ou mortos, o que explica o baixo número de casos ativos da doença em relação ao número de pessoas recuperadas. Ou seja: todas as decisões de Flávio Dino estão sendo baseada em dados defasados.

Devido à falta de transparência, marca da gestão estadual no combate à pandemia, não há informações sobre em quais municípios e bairros estão os novos casos suspeitos.



Comente esta reportagem