Duarte mostra ônibus lotados em São Luís e faz críticas que atingem Dino e Edivaldo
Cotidiano

Duarte mostra ônibus lotados em São Luís e faz críticas que atingem Dino e Edivaldo

Devido à pandemia, coletivos não podem exceder capacidade oficial de passageiros sentados

Em inspeção in loco feita nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira 17, o deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos) constatou o descumprimento das medidas sanitárias no transporte público da capital em meio ao avanço do novo coronavírus.

Em todos os registros publicados pelo parlamentar nas redes sociais, é possível observar aglomerações tanto nos terminais de integração quanto dentro do próprio coletivo, contrariando as medidas sanitárias determinadas pelo governo Flávio Dino (PCdoB) e revelando ausência de melhor fiscalização por parte da Suvisa (Superintendência de Vigilância Sanitária) e MOB (Agência Estadual de Mobilidade Urbana).

Segundo protocolo baixado pela Casa Civil, desde o dia 1º de junho, todos os veículos utilizados no estado no transporte de passageiros (coletivo intermunicipal, público ou privado, urbano e rural) não devem exceder à capacidade oficial de passageiros sentados. Com a medida, o Palácio dos Leões pretendia diminuir a aglomeração no transporte público e, consequentemente, minimizar o risco de propagação da pandemia.

Nas publicações, Duarte faz uma série de críticas que atingem em cheio Dino e o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), responsáveis diretos pelo enfrentamento à pandemia na capital.

De acordo com o parlamentar, “não há qualquer controle de entrada e saída de passageiros”.

“Não há dúvida de que o distanciamento social só existe para quem pode pagar por ele. Imaginem se as aulas presenciais retornarem”, completou.

Em uma das críticas, conforme publicou o ATUAL7, Duarte Júnior fez uma espécie de cobrança a Dino e Edivaldo, para que saiam do conforto de seus gabinetes e conheçam a realidade da população que precisa do transporte coletivo.

“Para decidir melhor e tomar decisões mais justas, precisamos sair do gabinete e conhecer a realidade da nossa cidade”, disparou.

São Luís é a cidade do Maranhão com mais casos e óbitos registrados da Covid-19. Segundo dados oficiais da prefeitura, 12.095 pessoas já foram contaminadas pelo novo coronavírus na capital, e 654 morreram em decorrência da doença.



Comente esta reportagem