São Luís e Imperatriz têm mais de 90% dos leitos públicos de UTI para Covid-19 ocupados
Cotidiano

São Luís e Imperatriz têm mais de 90% dos leitos públicos de UTI para Covid-19 ocupados

Situação das demais regiões também é delicada, com taxa de ocupação acima dos 80%

Cidades mais populosas do Maranhão, São Luís e Imperatriz estão com mais de 90% de ocupação dos leitos de UTI reservados pela SES (Secretaria de Estado da Saúde) a casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus.

Segundo o boletim epidemiológico da pasta, até às 20h dessa segunda-feira 1º, dos 240 leitos de UTI exclusivos para Covid-19 na capital, apenas 6 estavam vagos, o que representa uma taxa de ocupação de 97,50%.

Em Imperatriz, embora a taxa de ocupação seja de 90,74%, a situação é pior, pois a quantidade de leitos reservados para tratamento de pacientes com a doença é bem menor. Na cidade, apenas 5, dos 54 leitos de UTI para Covid-19 estão desocupados.

Apesar da situação delicada, o governo de Flávio Dino (PCdoB) não tem acendido o sinal de alerta. Ao contrário, ignorando o avanço da pandemia, ampliou a liberação para reabertura do comércio e serviço não essencial, e autorizou, ainda que de forma gradual, o retorno das aulas nas escolas da rede pública e privada no estado, a partir do próximo dia 15.

Em meio à anticiência na gestão estadual, que abandou o isolamento social como principal medida contra o avanço do novo coronavírus e passou a adotar a imunização de rebanho, as UTIs para Covid-19 nas demais regiões do estado também começam a beirar o colapso.

De acordo com a própria SES, a lotação no interior do estado é de 84,40%. Isto é, dos 149 leitos de UTI da rede pública estadual de saúde reservadas para pacientes com sintomas da doença, 119 já estão ocupados, permanecendo livres apenas 22.



Comente esta reportagem