Covid-19: Yglésio pede a Dino que suspenda retorno às aulas presenciais na rede privada
Cotidiano

Covid-19: Yglésio pede a Dino que suspenda retorno às aulas presenciais na rede privada

Deputado alerta que taxa de transmissão do novo coronavírus voltou a subir na capital. Apesar dos riscos, governador ignora apelo

O deputado Yglésio Moysés (PROS), que é médico, fez um apelo nas redes sociais ao governador Flávio Dino (PCdoB), para que o comunista edite novo decreto suspendendo o retorno às aulas presenciais na rede privada de ensino na capital.

Por decisão de Dino, tomada ainda em junho, as escolas particulares estão autorizadas a retomarem as atividades presenciais a partir desta segunda-feira 3, sob regras sanitárias de enfrentamento à Covid-19. Apenas nas escolas da rede pública estadual as aulas presenciais foram novamente suspensas, sem previsão de data para retorno.

Segundo Yglésio, nos últimos dias, São Luís voltou a registrar alta na taxa de transmissão do novo coronavírus. Neste cenário, alerta, o retorno às aulas presenciais na rede privada deve ser suspendido.

“Há uma discussão muito grande grande nas redes sociais, sobre a retomada das aulas. O Governo do Estado, por exemplo, adiou esse reinicio, mas nos causa estranheza a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado, nesse momento, não terem decretado uma suspensão, também, das aulas da rede privada de ensino em todos os bairros, todas as faixas de renda, sem qualquer distinção”, disse.

“Nos último dias, a gente observou uma retomada da transmissão, um aumento de transmissão, estamos acima de 1 na taxa de transmissão. Por tanto, não me parece razoável, neste momento, nós iniciarmos as aulas. A rede pública de ensino não vai começar, a rede privada não deveria começar também. Faço um apelo ao governador Flávio Dino, para que reveja essa situação, que emita um novo decreto suspendendo as aulas na rede privada também. Neste momento não há escola pública e escola particular, há a necessidade de preservarmos a saúde de todos”, completou.

O apelo foi feito na última sexta-feira 31. Dino, porém, apesar dos riscos de nova onda do novo coronavírus em São Luís, segue ignorando.

Segundo dados da prefeitura, mais de 1,6 mil pessoas já foram infectadas na capital e quase 1,2 mil morreram em decorrência da doença.



Comentários 2

  1. Helena

    A rede privada, principalmente nas escolas mais caras, funciona melhor do que a rede pública, os protocolos de limpeza, distanciamento e outras normas serão cumpridos porque os donos têm interesse econômicos, mas na rede pública qd abrir ninguém que se iluda achando que as diretrizes de retorno às aulas, elaboradas pelas secretarias de educação municipal e estadual, serão plenamente cumpridas, acho difícil isso acontecer trabalho nesse ambiente e sei o quanto é difícil lidar com um público tão heterogêneo. A Semed de São Luís, já divulgou sua diretrizes preliminar p/ o retorno às aulas, que na teoria vai funcionar bem, mas na prática, não. Uma coisa que eu achei sensato por parte da secretaria foi afastar temporariamente das funções os servidores que têm comorbirdades, e os terceirizados poderão ser afastados tb se possuírem alguma doença pré-existente, porém só no início das aulas, assim diminui os riscos de as pessoas se infectarem, pois as pessoas do grupo de risco são mais vulneráveis. Nesse ponto, a Semed está de parabéns.

  2. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem