PF faz operação em São Luís e outras sete cidades do MA contra fraude nos Correios
Cotidiano

PF faz operação em São Luís e outras sete cidades do MA contra fraude nos Correios

Estão segundo cumpridos mandados de busca e apreensão, prisão temporária e de intimação

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira 17, a Operação Mercancia Postal, com a finalidade de desarticular grupo criminoso que se utiliza de estrutura dos Correios para o cometimento de diversas fraudes. A ação conta com apoio do MPF (Ministério Público Federal).

Estão segundo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão, 6 mandados de prisão temporária e 8 mandados de intimação em São Luís e nas cidades de Barreirinhas, Bacabal, Santa Inês, São Luís Gonzaga, Lago Verde, Codó e Coelho Neto. Foi determinado ainda o sequestro de bens dos principais investigados, em quase R$ 934 mil.

Segundo a PF, a partir de elementos de informação colhidos em dois inquéritos policiais, decorrentes da Operação Hermes e O Gado II,  foram verificados indícios de que empregados dos Correios estariam simulando roubos e furtos para se apropriarem de valores das agências; cobrando propina para revalidação de senhas de benefícios previdenciários, no procedimento de prova de vida; e criando CPFs em nome de pessoas fictícias para o recebimento fraudulento de benefícios assistenciais do Governo Federal, entre eles o auxílio emergencial pago em razão da pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por roubo, furto, corrupção ativa, corrupção passiva, peculato, peculato eletrônico, falsa comunicação de crime, estelionato majorado e associação criminosa. A denominação Mercancia Postal, segundo a PF, diz respeito ao ato de mercadejar, mercantilizar, fazer o comércio espúrio, utilizando-se para tanto da estrutura dos Correios.



Comente esta reportagem