Maranhão registra 36 novas mortes por Covid-19; total chega a 5.275
Cotidiano

Maranhão registra 36 novas mortes por Covid-19; total chega a 5.275

Níveis de ocupação de UTIs na Grande Ilha e em Imperatriz estão acima de 90% há três dias

O Maranhão registrou 36 novas mortes por Covid-19, segundo boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado da Saúde) deste domingo 7. O total de óbitos em decorrência da doença chegou a 5.275.

De acordo a pasta, nenhum registro de óbito corresponde às últimas 24 horas, mas contabilizados de ocorrências de dias ou semanas anteriores. Apesar da falta de transparência dificultar o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, a SES não informa no balanço quantos dias ou semanas os exames estavam represados.

Os dados mostram ainda que o número de casos confirmados do novo coronavírus no estado subiu de 223.201 para 223.489 nas últimas 24 horas.

Há ainda outros 10.913 casos suspeitos, sob investigação.

Nas redes sociais, o secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula –que tem responsabilidade sobre o aumento de casos e de mortes por Covid-19 no estado por aglomerar por diversas vezes, inclusive sem máscara, durante a campanha eleitoral de 2020– nada publicou especificamente sobre o Maranhão. Contudo, como presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), lamentou as novas mortes registrados no país.

“1.086 óbitos num domingo. Se vocês se assustaram com essa última semana, a que se inicia tem tudo para ser ainda pior. Infelizmente. Até quando?”, indagou.

O Maranhão enfrenta também novo colapso na taxa de ocupação de leitos públicos de UTI (unidade de tratamento intensivo) destinados para pacientes com Covid-19. Na Grande Ilha (formada pelos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) e em Imperatriz, os níveis de ocupação de UTIs estão acima de 90% há três dias.



Comente esta reportagem