Maioria da bancada do Maranhão votou a favor de compra de vacinas por empresas sem aval da Anvisa
Cotidiano

Maioria da bancada do Maranhão votou a favor de compra de vacinas por empresas sem aval da Anvisa

Texto-base permite iniciativa privada furar a fila da vacinação contra a Covid-19. Apenas dois deputados maranhenses votaram contra

Na noite dessa terça-feira 6, dia em que o Brasil registrou 4.211 óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 337.364 mortos pela doença desde o início da pandemia, a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do projeto de lei que permite a compra de vacinas por empresas privadas, sem o aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), desde que haja doação da mesma quantidade ao SUS (Sistema Único de Saúde).

O texto foi aprovado por 317 votos a favor e 210 contrários, com 2 abstenções. Após a votação dos destaques, marcada para acontecer nesta quarta-feira 7, que pode modificar a proposta, o projeto será encaminhado para o Senado Federal.

Dezesseis dos 18 deputados da Bancada do Maranhão na Câmara votaram pela venda dos imunizantes para a iniciativa privada, proposta que desorganiza o PNI (Plano Nacional de Imunização), privilegia quem tem dinheiro e atropela os grupos prioritários. Destes, mostra a foto em destaque, ao menos quatro estiveram reunidos com o senador Weverton Rocha (PDT-MA) e a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) no mês passado para, dentre outras coisas, em contraste com a votação de ontem, discutirem a formação de uma frente pela “vacina para todos”.

Confira como votou cada deputado federal maranhense:

Aluisio Mendes (PSC) - Sim
Bira do Pindaré (PSB) - Não
Cleber Verde (Republicanos) - Sim
Dr. Gonçalo (Republicanos) - Sim
Edilázio Júnior (PSD) - Sim
Gil Cutrim (Republicanos) - Sim
Hildo Rocha (MDB) - Sim
João Marcelo Souza (MDB) - Sim
Josimar Maranhãozinho (PL) - Sim
Josivaldo JP (Podemos) - Sim
Junior Lourenço (PL) - Sim
Juscelino Filho (DEM) - Sim
Marreca Filho (Patriota) - Sim
Pastor Gil (PL) - Sim
Pedro Lucas Fernandes (PTB) - Sim
Zé Carlos (PT) - Não



Comente esta reportagem