A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão não divulga em seu site institucional informações sobre homicídios e crimes violentos letais intencionais ocorridos no interior do estado.
Quem acessa a página onde deveriam estar os dados, encontra apenas um alerta de que está “em manutenção”, e que “em breve o ambiente de demonstração dos dados referentes ao interior do Estado (sic) será disponibilizado”.
Apenas dados referentes à Grande São Luís podem ser acessados, e de forma opaca, sem mostrar, por exemplo, informações detalhadas sobre feminicídio. A metodologia para aferição dos crimes também está fora do ar.
O cenário de apagão estatístico perdura há pelo menos seis meses, período em que o ATUAL7 passou a tentar acesso aos dados. Em setembro, a reportagem solicitou posicionamento da pasta sobre a falta de transparência, mas até hoje não houve qualquer resposta.
A ocultação dos dados impede, dentre outras coisas, que seja mensurada de forma adequada o real cenário de criminalidade e violência no Maranhão, interferindo no controle social.
Desde o início do primeiro governo de Flávio Dino, em 2015, a Segurança Pública do Maranhão é comandada pelo delegado de Polícia Civil Jefferson Portela.
Deixe um comentário