César Pires defende adoção de medidas que estimulem a doação de sangue no Maranhão
Cotidiano

César Pires defende adoção de medidas que estimulem a doação de sangue no Maranhão

Parlamentar lembrou que o Executivo criou o programa Dose Premiada para quem tomou o reforço da vacina contra Covid-19

O deputado César Pires (PV) protocolou na Assembleia Legislativa uma indicação ao governador Flávio Dino (PSB), propondo a implantação de medidas que estimulem a doação de sangue no Maranhão. A iniciativa do parlamentar leva em conta o estado crítico do estoque de sangue do Hemomar, um problema antigo seriamente agravado pela pandemia do novo coronavírus.

“É recorrente nos meios de comunicação a notícia de que o estoque de sangue do Hemomar está em estado crítico, uma situação que se agravou durante a pandemia, já que muitos doadores que contraem o coronavírus ficam impedidos de doar durante a quarentena. E agora, quando as cirurgias eletivas foram retomadas no sistema público de saúde, é preciso buscar alternativas para assegurar que os pacientes sejam devidamente atendidos”, justifica.

Na indicação, o parlamentar sugere que sejam adotadas medidas para estimular que as pessoas doem sangue, a exemplo do que foi feito ano passado para incentivar os maranhenses a tomarem a segunda dose da vacina contra a Covid-19. O governo estadual criou o programa Dose Premiada, sorteando prêmios em dinheiro para quem tomou o reforço vacinal.

“Esperamos que o governador seja sensível a essa causa, que é de fundamental importância para todos nós. É preciso garantir o necessário estoque de sangue e, consequentemente, a saúde das pessoas que dele precisam em casos de cirurgias ou outras situações hospitalares”, enfatizou César Pires.

A indicação deve ser apreciada esta semana pelo plenário da Assembleia Legislativa e, depois de aprovada, encaminhada a chefe do Executivo.



Comente esta reportagem