São Luís está entre as 100 melhores cidades do Brasil para iniciar um negócio
Economia

São Luís está entre as 100 melhores cidades do Brasil para iniciar um negócio

Estudo é da Urban Systems, que a pedido da revista Exame avalia anualmente as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes com as melhores condições econômicas, de infraestrutura e serviços para se investir

Em estudo realizado anualmente pela empresa de consultoria Urban Systems, a pedido da Exame, publicado na edição mais recente da revista, São Luís aparece entre as 100 cidades mais atrativas para fomentar novos negócios no Brasil.

Segundo o ranking 2019 “Melhores Cidades para Fazer Negócios”, a capital do Maranhão aparece na 97ª posição na abrangência geral. Melhor colocada ainda nos recortes de Capital Humano e Infraestrutura, 41ª e 90ª posições, respectivamente.

Condição fundamental para o desenvolvimento de negócios e atração de empresas em diferentes segmentos econômico, o recorte Capital Humano leva em consideração indicadores sociodemográficos, econômicos e educacionais, em diferentes níveis de ensino, contrapondo não apenas a oferta atual, como também para um cenário futuro. No caso, o ranking deste ano da Urban System aponta São Luís na 41ª posição, oito colocações acima da registrada em 2018, quando ocupou o 49ª lugar.

Já na análise sobre Infraestrutura local, em que os indicadores estão condicionados às facilidades que proporcionam ao desenvolvimento de empresas e negócios nas cidades, leva-se em consideração sanamento, transporte, telecomunicações e energia. São Luís aparece na 90ª colocação. Ano passado, sequer estava neste recorte.

Para a formação do estudo, a Urban System considera no Ranking Geral as cidades com mais de 100 mil habitantes em 2018, segundo a estimativa populacional mais recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

No Maranhão, das 217 cidades, apenas nove possuem essa quantidade populacional: São Luís, única a aparecer no ranking 2019, e Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia e Bacabal.



Comente esta reportagem