MA recebe consórcios de governadores para fortalecer parcerias e cooperação
Economia

MA recebe consórcios de governadores para fortalecer parcerias e cooperação

Chefes do Executivo irão debater temáticas relacionadas ao desenvolvimento sustentável da região amazônica, clima e políticas sociais

A capital do Maranhão, São Luís, sedia nesta semana as reuniões 19º Fórum de Governadores da Amazônia Legal e a 21ª edição do Fórum de Governadores do Consórcio Interestadual para o Desenvolvimento do Brasil Central. Os encontros vão reunir chefes do Executivo e representantes das duas regiões. Trata-se de uma iniciativa para estreitar parcerias e cooperação, além de debater temas pertinentes à região.

Cada um dos Fóruns formou um Consórcio entre os Estados para poder, por exemplo, fazer compras conjuntas e ações interestaduais em áreas como Segurança e Tecnologia.

Segundo o governador Flávio Dino (PCdoB), “o objetivo é fortalecer parcerias regionais para ajudar o Brasil”.

Amazônia Legal

Os governadores da Amazônia Legal se reúnem na quinta-feira 28, no Hotel Grand São Luís e no Palácio dos Leões. Estarão representados os nove estados que compõem a região (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).

Em pauta, temáticas relacionadas ao desenvolvimento sustentável da região amazônica, clima e políticas sociais.

Brasil Central

Na sexta 29, é a vez Consórcio Brasil Central. Além de Flávio Dino, o evento contará com a participação dos governadores dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e do Distrito Federal.

A ideia é que, até 2028, a região do Brasil Central seja a mais integrada e com maior índice de desenvolvimento sustentável da América do Sul.

Em São Luís, os governadores do BrC debaterão temas como desenvolvimento do agronegócio; turismo integrado e o estudo de parcerias internacionais. Durante o evento também serão apresentados a lista de projetos inscritos para o 1º Prêmio de Boas Práticas do BrC e o 1º Prêmio de Jornalismo do BrC, entre outras atividades.



Comente esta reportagem