Weverton vai relatar PEC que limita os juros bancários
Economia

Weverton vai relatar PEC que limita os juros bancários

Proposta estabelece um teto para as taxas de juros aplicadas pelos bancos em operações de crédito

O senador Weverton Rocha (PDT-MA) é o relator da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que estabelece um teto para as taxas de juros aplicadas pelos bancos em operações de crédito. Ele pretende ampliar o debate sobre o tema e discutir formas de combater o problema.

“Pedi à CCJ uma data para que a gente possa realizar uma audiência pública. Minha ideia é trazer economistas, pessoas de renome, que entendam da matéria e que possam, também, dar sua contribuição para irmos ao finalmente, ao óbvio, que é o ataque e o combate ao absurdo. Digo que é uma agiotagem oficializada no país, a questão dos juros”, disse o parlamentar.

De autoria da senadora Zenaide Maia (Pros-RN), a PEC limita a taxa de juros dos bancos ao triplo da taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia), que hoje está em 5% ao ano.

Segundo dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), o índice chegou a 64,7% em outubro deste ano. Desse total, a taxa de inadimplência, ou seja, de famílias com contas ou dívidas em atraso, chegou a 24,9%.

“É inadmissível que os bancos ou operadoras de cartões de crédito continuem cobrando juros abusivos. O trabalhador não aguenta mais. Nós sabemos que, realmente, é uma carga muito pesada. Além da carga de impostos que o Brasil tem, nós temos hoje uma política de juros totalmente perversa, predadora, que tira o pouco que as pessoas têm”, criticou Weverton.

A PEC será analisada na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) antes de seguir para o Plenário.



Comente esta reportagem