Sob Bolsonaro, PIB do Brasil cresce 1,1% em 2019, menor avanço em 3 anos
Economia

Sob Bolsonaro, PIB do Brasil cresce 1,1% em 2019, menor avanço em 3 anos

Presidente escalou humorista para não responder sobre PIB fraco. Ele ofereceu banana aos jornalistas

O PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil fechou 2019, primeiro ano de governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), com crescimento de 1,1%, totalizando R$ 7,257 trilhões, segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nesta quarta-feira 4.

Foi o desempenho mais fraco da economia brasileira em 3 anos, inclusive, pior do que o último do ex-presidente Michel Temer (MDB).

Segundo dados do IBGE, em 2017 e em 2018, o PIB registrado foi de 1,3%, após 2 anos de retração. Em 2015 e 2016, durante a última recessão brasileira, foi de -3,5% e -3,3%, respectivamente.

Com o resultado fraco do PIB em 2019, o presidente da República escalou o humorista Márvio Lúcio, conhecido como Carioca, da TV Record, para responder perguntas da imprensa sobre o ritmo da atividade econômica, em frente ao Palácio do Alvorada.

Usando a estrutura da Presidência —bancada com recursos públicos, e vestido como Bolsonaro, inclusive com uma réplica da faixa presidencial—, o humorista chegou em um carro oficial e contou com a ajuda do secretário especial de Comunicação, Fabio Wajngarten, para sair do veículo. Em referência a um gesto anterior de Bolsonaro ao interagir com a imprensa, o humorista ofereceu uma banana aos jornalistas.

O próprio Bolsonaro desdeu do veículo logo depois, e participou da encenação. “PIB? O que é PIB? Pergunta para eles o que é PIB”, disse Bolsonaro ao humorista, rindo, ao ser questionado pela imprensa.



Comente esta reportagem