Prefeitura de São Luís inicia nesta terça pagamento do auxílio-renda
Economia

Prefeitura de São Luís inicia nesta terça pagamento do auxílio-renda

Benefício será concedido para mais de 12 mil famílias em situação de extrema pobreza enquanto durar a pandemia

A Prefeitura de São Luís começa a pagar, a partir desta terça-feira 2, o auxílio-renda no valor de R$ 40 mensais para famílias em situação de extrema pobreza. O benefício será concedido para mais de 12 mil pessoas, por meio da Semcas (Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social), enquanto durar a pandemia do novo coronavírus.

A liberação dos recursos será feita por etapas. Amanhã receberá quem tem números de telefones cadastrados já confirmados pela Semcas. Os demais recebem, por ordem alfabética, a partir de 5 junho, seguindo até o dia 18 de junho.

“Neste momento de pandemia, além das ações em saúde, é fundamental também que sejam ampliadas as ações de assistência social, sobretudo às pessoas mais vulneráveis”, ressaltou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT).

Neste mês, serão pagas as parcelas de abril e maio. O pagamento relativo aos últimos dois meses ocorre em razão do auxílio-renda ter sido aprovado pela Câmara Municipal desde abril. A terceira parcela tem previsão de pagamento para o final de junho.

Para receber o benefício, a pessoa precisa ser beneficiária do programa Bolsa Família; possuir renda familiar per capta mensal até R$ 89; ter como chefe do grupo familiar a mãe; ter na sua composição familiar crianças de 0 a 3 anos de idade; e possuir o Cadastro Único atualizado nos últimos dois anos. Os contemplados receberão o benefício nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil, Banco 24h ou agências correspondentes do BB.

Saque do auxílio-renda

Nesta terça, os 221 beneficiários com números de telefone atualizados e já confirmados pela Semcas receberão um SMS via celular, informando protocolo e senha, e já podem se direcionar para o saque.

Aqueles que forneceram número fixo ou mudaram de contato ao longo do tempo, porém, receberão o benefício somente a partir da próxima sexta-feira 5. Para isso, ainda precisam acessar o site especial criado pela prefeitura, no endereço auxiliorenda.saoluis.ma.gov.br, e procurar a opção Acessar Auxílio.

Ao entrar na página será solicitado o CPF. Se confirmado o direito, o beneficiário deve seguir as recomendações informando os dados solicitados: nome da mãe; cidade de nascimento do beneficiário e data de nascimento. Após todos os campos preenchidos, basta clicar em “enviar informações”. Se todos os dados estiverem preenchidos de forma correta, o sistema irá emitir o número do protocolo e senha que dará direito ao saque.

Ao chegar nos caixas eletrônicos, o beneficiário devera escolher na tela principal a opção “saque”, na segunda imagem que abrir confirmar a opção “saque”. Quando a outra tela abrir, selecionar “benefícios emergenciais”. Logo em seguida será solicitado o número do protocolo e em seguida a senha. Após digitar tudo corretamente confirmar e o dinheiro será liberado.

Calendário de pagamento por ordem alfabética

Dia 5/06 - letra A;
Dia 8/06 – letras B e C;
Dia 09/06 - letras D e E;
Dia 10/06 - letras F-G-H;
Dia 11/06 – letras I e J;
Dia 12/06 - letras K e L;
Dia 15/06 - letra M;
Dia 16/06 - letras N-O-P-Q;
Dia 17/06 - letras R e S;
Dia 18/06 - letras T-U-V-W-Y e Z.



Comente esta reportagem