Aos 15 anos, estudante de São Luís alcança nota no Enem para cursar Psicologia
Educação

Aos 15 anos, estudante de São Luís alcança nota no Enem para cursar Psicologia

Sempre focada nos estudos, Lívia Rodrigues dedica de 7 a 8 horas diárias, entre aulas e os deveres

Em 2019, cursando o 1º ano do ensino médio no Colégio Dom Bosco, Lívia Castro Matos Rodrigues insistiu com os pais que queria fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como experiência, a exemplo de outros colegas de turma. Fez as provas e, no dia 24 de julho último, uma surpresa para ela e para a família. A UNDB lhe enviou comunicado de que sua performance lhe deu o direito de cursar Psicologia no turno matutino, sem necessitar prestar o exame vestibular desta instituição de ensino superior. Foi credenciada pela nota no certame estudantil, resultado de 940 na redação e 650 no geral.

“A experiência foi muito boa. A escola nos dá muitas técnicas e não achei muito difícil. Pensei que fosse demorar nas provas, mas respondi as questões em tempo ágil, até porque não achei muito complicado. O que me surpreendeu, assim como aos meus familiares e amigos, foi exatamente o resultado, a colocação e as condições de ser universitária de Psicologia”, afirmou a aluna.

Ela afirma que não vai se inscrever para o curso, enfatizando que irá fazer o Enem novamente este ano, assim como destaca que pretende prestar o vestibular da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão), talvez para Direito. “Foi muito boa a aprovação, mas quero me preparar ainda mais para o futuro”, destaca Lívia Rodrigues.

Sempre focada nos estudos, ela afirma que dedica algo em torno de 7 a 8 horas diárias, entre aulas e os deveres. Com pouco lazer, dedica ainda os finais de semana para leituras de obras de ficção, romance, história, biografia e outros estilos, de autores nacionais e estrangeiros. Atualmente, está mergulhada na obra de Jason Stanley “Como funciona o Fascismo”.

“Gosto de todo tipo de leitura. A leitura abre a mente, e acelera conhecimentos”, afirma Lívia, que diz não saber contabilizar o número de livros que já devorou em tão pouco tempo.

Ele aconselha os amigos a sempre estarem dispostos aos estudos e não desistir nas horas de dificuldades. Afirma ser importante a pesquisa, a busca de auxílio aos professores, nunca se acanhar por não saber algumas questões. Ela destaca que nessa hora, tem que se colocar a timidez de lado e buscar apoio.

Filha dos jornalistas Djalma e Elineusa Rodrigues, Lívia enfatiza que ainda está em dúvida quanto à carreira a seguir. Diz que o importante é se dedicar à profissão que escolher. Por enquanto, continua estudando arduamente, por via remota, nesse tempo de pandemia, fazendo as leituras de obras diversificadas que adota como lazer e de olho no futuro, sob o argumento de que só estudando é que se consegue alcançar seus objetivos.



Comente esta reportagem