Esportes
Conheça Júlia Gomes, jovem de periferia que vai representar o Maranhão no JEB’s 2024
Esportes

A adolescente de 12 anos, moradora do Parque dos Sabiás, é fruto do projeto Superação Kids e vai competir na Ginástica Rítmica

No dia do seu aniversário, Júlia Gomes, de 12 anos, conquistou duas medalhas nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) e garantiu sua participação nos Jogos Escolares Brasileiros 2024 (JEB's) que acontecem em Recife (PE). Com apenas 1 ano de ginástica, Júlia fez uma trajetória de vitórias que a levaram até a maior competição esportiva educacional do país. A jovem, que faz parte do projeto Superação Kids do bairro São Bernardo, vai em busca de medalhas na Ginástica Rítmica.  

Tudo começou quando uma vizinha conversou com a mãe da adolescente. Eliana Gomes, autônoma de 30 anos, se interessou pelo projeto Superação Kids, uma iniciativa da Ginasta Patrícia Mello, e resolveu levar sua filha para a primeira aula, isso foi o suficiente para nascer uma paixão em Júlia: a ginástica rítmica.

A adolescente, que nunca viajou de avião, está animada e com “frio na barriga” com a viagem e tudo que envolve essa nova fase na sua carreira como atleta. O JEB’s 2024 começaram nesta sexta-feira (20) em Recife e vão até o dia 3 de outubro. 

Trajetória até o JEB’s

A reportagem do ATUAL7 acompanhou um dos últimos treinos de Júlia antes da viagem para Pernambuco. Ela explicou toda a trajetória que garantiu sua presença nos jogos escolares.

Apenas com seis meses de treinamento, todas as meninas do Projeto Superação Kids participaram do I Torneio Waldecy Vale. “Nós vencemos em todas as categorias: mirim, fadinha, pré-infantil, mãos livres e aparelho que é infantil e infanto. Nós, com menos de seis meses, conquistamos todas as medalhas”, conta a ginasta.

Depois disso, Júlia participou dos Jogos Escolares Ludovicenses 2024 (JELs), etapa classificatória para os Jogos Escolares Maranhenses 2024. Foi no JEMs que a atleta do Parque dos Sabiás alcançou seu melhor resultado. Júlia garantiu duas medalhas: bronze no individual e bronze no geral. 

Apresentação de Júlia com as massas no JEMs 2024. Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal

Agora a meta é conseguir medalhas na disputa nacional. “Eu fico muito feliz de representar o projeto no JEB’s em Recife, muito feliz mesmo e muito agradecida ao projeto, de estar viajando para conhecer outras meninas, outros projetos, outros professores”, comenta.

O Impacto do Esporte

Antes de conhecer a Ginástica Rítmica, Júlia relembra que passava o dia em frente às telas e que sonhava em praticar algum esporte. “Eu me sinto muito feliz porque a ginástica entrou na minha vida e eu fiquei muito feliz. É uma coisa que mudou minha vida completamente. Eu não fazia nada assim, sabe? Eu queria fazer algum esporte, mas eu não sabia qual. Quando eu entrei na ginástica, eu senti uma coisa assim muito boa, quando eu entro no tapete de competição eu sinto uma coisa muito boa, uma sensação.”, afirma.

A mãe de Júlia acredita que, depois do esporte, a filha se tornou muito mais interessada na escola e, como resultado disso, nos treinos do projeto. “Ela é uma menina que quando se bota pra fazer, ela se doa mesmo. Ela é pontual, não falta aos treinos, se arruma, ela mesma faz o cabelo. Sempre foi assim com tudo”, destaca.

Júlia durante seu treino no Projeto Superação Kids no São Bernardo. Foto: Kethlen Mata/ ATUAL7

Para Vanessa Mendes, professora da atleta no Projeto Superação Kids, Júlia tem um potencial imenso, ela conta que a jovem ginasta tem um aprendizado rápido e muito foco. 

Esporte e Periferia

De acordo com o professor Doutor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Coordenador da Rede de Estudos Periféricos (REP), Luiz Eduardo Lopes Silva, o esporte é uma ferramenta fundamental de inclusão social nas periferias por seu aspecto pedagógico e de promoção de lazer e integração. 

Para o professor, o acesso ao esporte é inviabilizado por falta de investimentos em políticas públicas. “Por termos um governo mais comprometido com metas fiscais e com especuladores rentistas do que em garantir direitos básicos para a sua população. Enquanto os gastos financeiros com a dívida pública tomam conta de quase metade do orçamento do país, os investimentos em educação,  esporte e lazer para os jovens da periferia é insignificante”, aponta.

Já Vanessa Mendes, professora de Júlia, quando questionada sobre os desafios enfrentados durante o treinamento, considerando a realidade de uma jovem da periferia, explica que o maior obstáculo ainda é o espaço improvisado que o projeto possui, no caso, a sede da União de Moradores do Bairro São Bernardo.

“O nosso principal desafio sempre foi o espaço que nós temos, pois não é adequado, mas mesmo assim conseguimos evoluir e avançar nos nossos objetivos”, afirma.  

A professora Vanessa Mendes conversando com as meninas do Superação Kids. Foto: Kethlen Mata/ ATUAL7

A professora afirma que o projeto preza pelos estudos das atletas e que todas precisam ter notas boas na escola, o que nunca foi um problema com Júlia, que segundo ela, é muito esforçada.

“O esporte transforma vidas, meninas que nunca teriam a oportunidade de vivenciar um outro estado, com meninas com experiência até internacional, isso ajuda elas [as atletas do projeto Superação Kids)  manterem o foco e estarem sempre evoluindo e se esforçando para conseguirem ir mais vezes.”, finaliza.               

Superação Kids

O projeto Superação Kids surgiu a partir da ginasta Patrícia Mello, que já foi campeã maranhense de Ginástica Rítmica. A coordenadora do projeto no São Bernardo, Lucilene Lima, também conversou com a reportagem e explicou mais sobre a iniciativa. 

“Ela [Patrícia Mello] fez uma parceria com o vereador Raimundo Penha e trouxeram o Kids para cá. Nós fizemos as inscrições e começamos a treinar e, com seis meses, aconteceu a competição [I Torneio Waldecy Vale].  A gente só tem a agradecer ao vereador, enquanto muitos políticos não se preocupam com os mais carentes, ele é totalmente voltado para esse lado”, frisa Lucilene.

Os treinos no São Bernardo acontecem toda segunda e quarta-feira. A primeira turma é formada com a idade de 6 a 8 anos, de 18h às 19h. E a segunda das 19h às 20h, na faixa etária de 9 até aos 14 anos.

Gestão atual do Moto Club investe na formação de jovens talentos
Futebol

Clube retomou para sua total responsabilidade as categorias de base. Resultado são gols dentro e fora de campo

O Moto Club de São Luís está desenvolvendo um trabalho sério em suas categorias de base –e já vem colhendo frutos. Desde a atual diretoria assumiu, em 2018, o clube retomou para sua total responsabilidade as categorias de base, que antes eram terceirizadas para empresários. E o resultado são gols dentro e fora de campo.

Em 2019, o Moto foi campeão do Maranhense Sub-19, com destaque para o atacante Valdenilson Saci, de 19 anos. No começo de 2020, ele foi artilheiro da equipe na Copa São Paulo de Futebol Júnior, com três gols em três jogos, o que atraiu olhares e o fez ser vendido ao Palmeiras. Ele inclusive já treinou com a equipe principal do Verdão de São Paulo, que vem aproveitando bem os jogadores da base no Brasileirão.

Outra joia motense negociada em 2020 foi o atacante Kédson, de 18 anos, que também se destacou ao lado de Valdenilson e foi contratado junto ao Moto pela Ferroviária (SP). Kédson pode ser aproveitado na equipe principal da Ferroviária ainda este ano, na Série D do Campeonato Brasileiro – onde também está o Moto, seu clube formador.

E a formação de joias numa base forte continua. Na última quarta-feira (08), no Castelão, o Moto passou pela primeira vez de fase na Copa do Brasil Sub-20, ao eliminar o Confiança (SE), com o placar de 1x1 nos 90 minutos (gols de Neto para o time sergipano e Ramon para o Papão do Norte) e vitória nos pênaltis por 4x3 (gols de Fernando, Ramon, Ronald e Vitor Manoel para o Moto).

Agora o rubro-negro da Fabril vai medir forças contra o Vasco da Gama (RJ) em dois jogos decisivos, de ida e volta, nas oitavas de final da Copa do Brasil Sub-20, com datas ainda a serem divulgadas pela CBF.

Dário Santos reabre neste domingo para jogo do Peixe Pedra
Futebol

Estádio estava fechado por falta de manutenção. Será a primeira partida do ano em solo ribamarense

A Prefeitura de São José de Ribamar garantiu a reabertura do estádio municipal Dário Santos, neste domingo 19, quando o Peixe Pedra enfrenta o time do Imperatriz, em partida válida pelo campeonato maranhense de futebol.

O estádio, que estava fechado por falta de manutenção, reabre as portas a partir das 16 horas, para a primeira partida do ano em solo ribamarense.

Entre as intervenções realizadas no Dário Santos, foram executados os serviços de adequação da inclinação da rampa de acesso, colocação de extintores de incêndio, luminárias de emergência, implantação de sinalização de emergência (saída de emergência), adequação das portas de entrada e saída, obedecendo o sentido do fluxo, além do reforço no guarda corpo da arquibancada, recuperação do sistema de para-raios, revisão e recuperação das instalações hidro sanitárias, com substituição de louças e metais.

Sampaio Corrêa é o 36º em ranking da CBF; Moto Club ocupa 88ª posição
Futebol

Apenas cinco clubes maranhenses aparecem na relação. FMF ficou na 16º colocação entre as federações

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) revisou e atualizou, nessa terça-feira 13, o Ranking  Nacional de Clubes (RNC) 2017, já contabilizados os resultados de 2016. Com a conquista do título da Copa do Brasil, o Grêmio assumiu a liderança do ranking de clubes, com 15.038 pontos. Já o Palmeiras, campeão Brasileiro, aparece em segundo lugar na lista, com 14.720 pontos.

O ranking considera a participação de cada um dos 234 clubes da CBF em competições realizadas nos últimos cinco anos.

Do Maranhão, cinco clubes aparecem na relação, sendo o melhor colocado o time do Sampaio Corrêa, em 36º lugar, com 4.024 pontos. Os outros times são Moto Club, na 88ª posição, com 754 pontos; o Maranhão, na 112ª colocação, com 482 pontos; o Imperatriz, em 132º lugar, com 329 pontos; e o Santa Quitéria, na 217º posição, com apenas 50.

Já no Ranking  Nacional das Federações (RNF) 2017, a Federação Maranhense de Futebol (FMF) ficou na 16º colocação, com 5.639 pontos. A primeira foi a de São Paulo, com 91.712 pontos, seguida da federação do Rio de Janeiro, com 52.493 pontos.

Arbitragem maranhense escalada para os jogos da Copa do Brasil
Futebol

CBF já definiu a arbitragem para os jogos da próxima semana da Copa do Brasil 2016

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já definiu a arbitragem para os jogos da próxima semana, na Copa do Brasil 2016. Mais uma vez, os árbitros do Maranhão estarão em ação em dois jogos da rodada que será realizada.

O confronto entre Tocantinópolis, de Tocantins, e Juventude, do Rio Grande do Sul, que será realizado no estádio João Ribeiro na próxima quarta-feira 6, às 20 horas 30 minutos, terá arbitragem do maranhense Mayron Frederico dos Reis Novaes, com as assistências dos também maranhenses Cicero Romão Batista Silva e Carlos André Pereira Sousa.

O quarto árbitro será Alisson Sidnei Furtado, de Tocantins.

Na partida entre River, do Piauí, e Goiás, que será realizado em Teresina na quinta-feira 7, às 21 horas 30 minutos, no Estádio Albertão, o Maranhão será representado pelos assistentes Antonio Fernando de Sousa Santos e Ivanildo Gonçalves da Silva. O árbitro da partida será Wanderson Alves de Sousa, de Minas Gerais.

MAC intensifica preparação física visando decisão do 1º turno
Futebol

Ticiano Filintus vem realizando trabalhos específicos, afim de manter um bom rendimento dos jogadores nas partidas do campeonato

O Maranhão Atlético Clube (MAC) segue trabalhando diariamente no Parque Valério Monteiro, visando o jogo contra o Moto Club no próximo domingo 13, às 17 horas, no estádio Castelão, pela decisão do primeiro turno do Campeonato Maranhense 2016.

Visando esta primeira partida da decisão, o preparador físico Ticiano Filintus vem realizando trabalhos específicos, afim de manter um bom rendimento dos jogadores nas partidas do campeonato.

A semana de trabalhos no MAC, começou com trabalhos regenerativos, para os jogadores que atuaram na partida contra o Sampaio no domingo passado. Na terça-feira 8, foi a vez dos jogadores realizarem trabalhos de reforço muscular na academia do clube e, na quarta-feira 9, foi a vez de trabalhos físicos e cardiorrespiratórios. As atividades foram realizadas no Parque Valério Monteiro.

“Semana muito importante, em que a doação dos atletas faz a diferença no trabalho, nós mostramos o caminho, e eles com a determinação e força de vontade vão buscar os objetivos. Sou grato e feliz por todos absorverem nossa metodologia de trabalho e colocando em prática dentro do campo”, destacou Ticiano Filintus.

O preparador físico e fisiologista do MAC já teve passagem nas equipes do Treze-PB, Caicó-RN, Palmeira de Goianinha-RN e Juventude Esporte Clube do Tocantins. No futebol maranhense, Filintus já trabalhou no Santa Quitéria.

Ex-jogadores de futebol ganham acesso gratuito a estádios em São Luís
Futebol

Projeto foi sancionado no início da semana pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Autora é a vereadora Bárbara Soeiro

A partir de agora ex-craques do futebol maranhense não serão mais barrados na entrada dos estádios. Pelo menos em São Luís, capital do Maranhão.

Projeto de Lei de autoria da vereadora Bárbara Soeiro (PMN), sancionado pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) no início desta semana, garantiu o acesso gratuito aos ex-atletas nos estádios, numa referência aos grandes nomes que brilharam e ajudaram a construir a história do esporte no Maranhão.

“Sempre vou ao estádio e cresci vendo muitos atletas talentosos no Maranhão que ajudaram a escrever páginas e páginas de glórias no futebol maranhense, por isso idealizei esse projeto e contei com a parceria do ex-jogador Jânio que é o presidente da AGAP. Acho que esta é a melhor maneira de respeitar a história e homenagear nomes como Neguinho, Raimundinho Lopes, Jackson, Vamberto, Paulo César, Fuzuê, Joãozinho Néri, Kléber Pereira, Válber, Bimbinha e muitos outros que brilharam em nossos gramados”, disse Bárbara ao blog de Zeca Soares.

De acordo com o texto do PL, terão direito ao benefício os ex-jogadores de futebol profissional que tenham disputado, por qualquer clube, o Campeonato Maranhense da primeira divisão.

Por partida, 50 ex-atletas terão direito a entrada gratuita nos estádios da capital.

Os ex-jogadores precisam ainda ter sido filiados à Federação Maranhense de Futebol (FMF), por tempo igual ou superior a dois anos, ininterruptos ou não.

Maranhão ganha mais três vagas no quadro nacional de arbitragem
Futebol

Com isso, o árbitro Mayron Frederico dos Reis Novaes e o assistente Cicero Romão Batista da Silva estão de volta ao quadro nacional

Uma boa notícia para a arbitragem do estado do Maranhão. O presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Antonio Américo, conseguiu junto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) mais uma vaga para árbitro e duas para assistentes.

As novas vagas só foram possíveis em virtude do posicionamento da FMF no ranking da CBF, onde subiu da 20ª colocação para a 15ª.

Com isso, quem está de volta ao quadro nacional é o árbitro Mayron Frederico dos Reis Novaes (foto em destaque) e o assistente Cicero Romão Batista da Silva. A outra vaga de assistente será definida nos próximos dias pela Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol (CEAF) do Estado do Maranhão.

O Presidente da CEAF-MA, Marcelo Filho, logo após saber da notícia, agradeceu ao presidente da FMF pelo esforço em busca de novas vagas para a arbitragem maranhense.

Atletismo

Nos últimos anos, os brasileiros viram o predomínio de Quênia, Etiópia e cia

A tradicional Corrida Internacional de São Silvestre, programada para esta quinta-feira, dia 31 de dezembro, vai reunir corredores de 37 países e de todos os estados. Ao todo, serão cerca de 30 mil participantes, que percorrem um trajeto de 15 quilômetros. A largada será às 8 horas, na Avenida Paulista, altura da Rua Frei Caneca, e a chegada será em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero, no número 900 da Paulista. Longe do topo do pódio há alguns anos e vendo o predomínio de países como Quênia, Etiópia, entre outros, o Brasil terá diversas estrelas para tentar acabar com esse jejum. E o Maranhão não poderia ficar de fora. O multiatleta da Bee Sports, Anderson Nogueira, já está na capital paulista, e será o representante do estado na competição.

O Multiatleta da Bee Sports, Anderson Nogueira é a aposta do Maranhão para acabar com a hegemonia de países como Quênia e Etiópia
Alberto Ideias São Silvestre O Multiatleta da Bee Sports, Anderson Nogueira é a aposta do Maranhão para acabar com a hegemonia de países como Quênia e Etiópia

Esta será a terceira vez que Anderson Nogueira competirá a maior corrida de rua do país. Seu melhor resultado foi obtido em sua primeira participação, em 2011, com o tempo de 1 hora 20 minutos. Anderson participou ainda da edição de 2013 da São Silvestre.

“Eu vou muito mais com a intenção de melhorar o meu tempo. Pretendo baixar o tempo que fiz em edições anteriores. A perspectiva é muito positiva. Estou muito feliz por representar o meu Estado”, disse.

Com o calendário cheio para 2016, o multiatleta da Bee Sports pretende utilizar a São Silvestre como preparação para uma sequência de competições de alto rendimento.

“Utilizarei a competição como treino, visto que já vou iniciar o ano com uma competição em fevereiro. Estou focando na corrida de 100 quilômetros. Mas, preciso fazer a pontuação para me qualificar para o Ultra Train do Mont Blanc. Além de participar do Challenge, uma competição de triátlon que é parecida com o Iron Man. É um triátlon olímpico. E ainda quero ultrapassar a marca dos 100 quilômetros na ultra maratona de montanha na Argentina”, contou.

Vascaíno pede ajuda a Fábio de Melo, que responde: “Melhor se acostumar ao choro”
Futebol

Padre ainda disse que é mais fácil cessar o conflito no Oriente Médio do que um milagre salvar o time cruzmaltino

A situação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro 2015 é pra lá de complicada. Último colocado no torneio, sendo que ganhou apenas três vezes, o time perdeu 11 e marcou apenas oito gols em 18 rodadas. Devido a má campanha, o risco do rebaixamento é cada vez maior, o que pode ter levado um torcedor a recorrer a um milagre para salvar o clube.

Nesta sexta-feira 14, aproveitando uma postagem do clérigo no microblogging Twitter, um cruzmaltino pediu socorro ao padre Fábio de Melo: “Padre, o que eu faço pra um milagre acontecer em São Januário nesse campeonato Brasileiro?”.

Carismático e bem humorado, Fábio de Melo respondeu o adepto torcedor de forma até inusitada logo em seguida, mas sem poder ajudá-lo.

“Augusto, está mais fácil cessar o conflito no oriente médio, meu caro. Melhor você se acostumar ao choro”, afirmou. Logo em seguida o internauta voltou a responder: “Que tristeza”.

Confira o diálogo ao lado.

O risco do Vasco da Gama cair é grande. A equipe que possui apenas 13 pontos está a sete atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Avaí.

Márcio Jardim discute inclusão do Moto Club no programa Nota Legal
Futebol

Assunto foi debatido na quarta-feira (8), durante visita do presidente Papão à sede da Sedel

O Moto Club de São Luís, um dos times de futebol de maior torcida no Maranhão, poderá ser incluído no Programa Nota Legal, remodelado pelo Governo do Maranhão, na última terça-feira (7), com base no antigo Viva Nota. O assunto foi discutido pelo secretário de Estado de Esporte a Lazer (Sedel), Márcio Jardim, na quarta-feira (8), durante visita do presidente do Moto Club, Hans Nina, à sede da Sedel.

A proposta de estimular o torcedor a acumular pontos pelo ‘Nota Legal’ e trocá-los por ingressos e produtos do time, será encaminhada à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), na próxima semana. “Queremos que o programa Nota Legal beneficie o maior número possível de pessoas e, no que diz respeito ao esporte, vamos trabalhar sim para expandir os benefícios disponíveis ao cidadão e fortalecer os nossos clubes de futebol profissional”, afirmou Jardim.

Para o presidente do Papão, se for aprovada, essa inclusão beneficiará tanto o torcedor, como o próprio estado.

“O Moto Club tem torcida expressiva e com isso podemos estimular essa torcida a solicitar a nota fiscal, a fim de acumular pontos que poderão ser trocados por ingressos ou mesmo outros produtos do clube, como camisas, por exemplo. Dessa forma, iremos mobilizar o torcedor e atender a uma demanda do estado”.

Chile é campeão pela primeira vez e mantém Argentina em desgraça
Futebol

Seleção conquistou a Copa América pela primeira vez após pênaltis perdidos pelos argentinos Higuaín e Banega

O Chile pôs fim, neste sábado (4), a uma longa espera. No mesmo Estádio Nacional em que foi derrotada pela Argentina na final de 1955, a equipe da casa deu o troco ao vencer a atual vice-campeã mundial nos pênaltis (por 4 a 1) e finalmente conquistou seu primeiro título ao sediar de novo uma edição da Copa América.

Além de sair do capote em uma campanha invicta, a vitória do Chile também mantém a Argentina em desgraça, que permanece sem um troféu desde 1993.

O título foi decidido nos pênaltis.

Matias Fernández abriu a série balançando a rede, e Messi empatou. Depois disso, Arturo Vidal e Charles Aránguiz criaram vantagem graças aos erros de Gonzalo Higuaín (em chute por cima do gol) e Éver Banega (que teve cobrança defendida por Bravo). Com um chute fraco, no centro do gol, Sánchez soltou o grito de campeão das milhões de gargantas chilenas.

Justiça Federal ordena bloqueio de bens de ex-presidente do Flamengo
Futebol

Inclusão do manda chuva da Klefer entre investigados se deu por relação com o empresário José Hawilla, dono da Traffic

A Justiça Federal no Rio de Janeiro determinou, nesta terça-feira (30), o bloqueio de bens do empresário Kléber Leite, ex-presidente do Flamengo e dono da empresa Klefer Marketing Esportivo, investigada por suposta participação no esquema de corrupção e lavagem de dinheiro da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

A empresa detém atualmente os direitos de publicidade sobre jogos da Série A do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil e da Copa Sulamericana.

Na época em que foi deflagrada as prisões de cartolas da Fifa na Suíça, entre eles o ex-presidente da Comissão Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marin, a Polícia Federal chegou a apreender computadores e documentos no escritório de Kléber Leite no Rio.

A inclusão do manda chuva da Klefer no rol de investigados se deu por sua relação próxima com o empresário José Hawilla, dono da Traffic, que é réu confesso e colaborou com as investigações americanas e com a CBF.

A Traffic é a maior agência de marketing esportivo da América Latina e teve exclusividade na comercialização de direitos internacionais de TV da Copa do Mundo da Fifa no Brasil, em 2014.

Leite e Hawilla foram sócios no passado e pairam suspeitas de um acordo entre a Traffic e a CBF pelos direitos da Copa do Brasil.

Maranhão Basquete derrota o Presidente Venceslau pela LBF
Basquete

MB venceu as donas da casa por 81 a 55 em jogo no ginásio Castelinho, em São Luís

O Maranhão Basquete manteve o bom momento na Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15 e derrotou, neste sábado (17), o Top Therm / Grupo Leonardi / Sicredi / Unimed / Presidente Venceslau, por 60 a 59, em partida válida pela quarta semana, disputada no ginásio Castelinho, em São Luís. O jogo foi bastante acirrado, com os dois times lutando pelo resultado positivo até o último segundo.

Disputa em quadra foi intensa, mas MB levou a melhor
Paulo de Tarso Jr. Vitória suada Disputa em quadra foi intensa, mas MB levou a melhor

Os dois quartos iniciais foram equilibrados, mas com a equipe da casa sempre no comando do marcador – 18 a 15 (primeiro) e 14 a 09 (segundo). O começo terceiro período foi totalmente dominado pelo time mandante, que imprimiu um ritmo mais forte, porém o representante de Presidente Venceslau se recuperou na parte final do quarto e a vantagem da agremiação maranhense foi de apenas dois pontos (14 a 12).

Nos dez minutos finais, o Top Therm/Grupo Leonardi/Sicredi/Unimed/Presidente Venceslau voltou com tudo e logo igualou as ações, deixando o jogo indefinido e eletrizante. O final foi disputado ponto a ponto, com os dois times se alternando no comando do marcador e no momento decisivo, apareceu à estrela da lateral Iziane Castro, que conduziu o Maranhão Basquete ao resultado positivo (14 a 23).

Os principais nomes da partida foram Iziane Castro (19 pontos, 03 rebotes e 02 assistências) e a norte-americana Matee Ajavon (11 pontos e 06 assistências), pelo time da casa; Jeanne Moraes (18 pontos) e Mariana Camargo (13 pontos), em favor do visitante.

Com a vitória, o time comandado pela técnica Lisdeivi Pompa chegou aos nove pontos, em cinco jogos realizados (04 vitórias e 01 derrota), subindo para o terceiro lugar. Já o representante de Presidente Venceslau aparece na oitava colocação, com sete pontos, em seis partidas disputadas (01 vitória e 05 derrotas).

A competição prossegue neste domingo (18 ), com o ‘Duelo dos Invictos’, envolvendo Uninassau/América e ADCF Unimed/Americana, às 11h00, em Recife, Pernambuco, complementando a quarta semana.