PF prende vice-presidente do Facebook por empresa não liberar diálogos do WhatsApp
Brasil

PF prende vice-presidente do Facebook por empresa não liberar diálogos do WhatsApp

Companhia descumpriu decisão para que liberasse dados do aplicativo. Polícia investiga uma quadrilha de tráfico de entorpecentes que se comunica pelo aplicativo

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta terça-feira 1º, o vice-presidente do Facebook na América do Sul, Diego Jorge Dzodan, no Aeroporto de Guarulhos em São Paulo. Em comunicado, a PF diz que a ordem de prisão preventiva foi expedida pela Comarca de Lagarto, em Sergipe, após a rede social descumprir ordens judiciais.

A decisão está relacionada ao WhatsApp, que pertence ao Facebook. A companhia não colabora com investigações da PF na apuração do tráfico de entorpecentes de uma quadrilha local que se comunica pelo aplicativo. Segundo a PF, a rede social não quis ajudar em “investigações que tramitam em segredo de justiça e que envolvem o crime organizado e o tráfico de drogas”, e descumpriu uma decisão para que liberasse os dados do aplicativo.

Dzodan é argentino e representa o Facebook e Instagram na América do Sul há 10 meses. Ele será levado para a custódia da polícia em Sergipe.

Não é a primeira vez que o WhatsApp se recusa a ceder informações de seus usuários. No ano passado, a Justiça exigiu o bloqueio do WhatsApp em todo o país, e o motivo envolvia uma investigação criminal feita pelo Grupo de Combate às Facções Criminosas (GCF) em São Bernardo do Campo.



Comente esta reportagem