Fábrica de fardamento deverá ser implantada em presídio feminino de São Luís
Maranhão

Fábrica de fardamento deverá ser implantada em presídio feminino de São Luís

Projeto para implantação da fábrica de fardamento foi apresentado na reunião do Grupo de Monitoramento Carcerário do TJ-MA

O projeto para implantação de uma fábrica de fardamento destinado aos internos do sistema prisional foi discutido durante a reunião mensal do Grupo de Monitoramento Carcerário do Tribunal de Justiça do Maranhão (GMF), realizada no auditório do Centro Administrativo do TJ-MA.

A unidade deverá funcionar no presídio feminino e absorverá a força de trabalho das detentas, em substituição à contratação de empresas privadas.

Para o desembargador Froz Sobrinho, presidente do GMF, a medida significa redução de gastos para o sistema penitenciário, além de remição de pena e geração de renda para as detentas, que irão trabalhar na fábrica, que deverá ser inaugurada ainda este ano.

Na confecção serão utilizadas máquinas industriais, adquiridas mediante convênio entre a Secretaria de Estado da Mulher e a Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres da Presidência da República, no ano de 2013. Outros pontos discutidos durante a reunião foram a alimentação nas unidades prisionais, vestuário e higiene das internas do presídio feminino.

Para corrigir deficiências no fornecimento da alimentação oferecida aos apenados, os integrantes do grupo decidiram que o cardápio passará a ser fiscalizado pela equipe de nutricionistas da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciário (Sejap), mediante a elaboração de sistema de controle e formulários.

Sobre as medidas para garantir a higiene das internas, foi decidido que a Sejap distribuirá, mensalmente, kits de higiene contendo sabonete, sabão em pó, creme e escova dental e papel higiênico, a exemplo do que foi feito no mês de maio.

Participaram da reunião: os juízes Edimar Fernando Mendonça (2ª VEP), Mário Márcio (auxiliar da CGJ) e Artur Gustavo Azevedo (1ª Vara de Barreirinhas), o coordenador executivo da UMF, Ariston Apoliano Júnior; o psicólogo Paulo Guilherme Rodrigues; o promotor de Justiça Pedro Lino; o defensor público Heider Santos; a representante da Secretaria de Direitos Humanos, Raquelma Santos; a superintendente de Atendimento e Humanização e a coordenadora de Saúde da Sejap, Kelly Carvalho e Iolice Ribeiro, e outros parceiros. O próximo encontro do GMF acontecerá no dia 06 de julho.



Comente esta reportagem