Maranhão

Liceu Ribamarense comemora aniversário com grandes conquistas

Unidade pública de ensino em tempo integral está no rol das 50 melhores escolas, entre públicas e privadas, do Brasil

Uma vasta programação educativa e cultural, promovida pela prefeitura, marcou, nesta terça-feira (09), as comemorações do sétimo ano de funcionamento da Escola Municipal Liceu Ribamarense I, primeira instituição pública de ensino em tempo integral de São José de Ribamar e do Maranhão.

Prefeito de Ribamar, Gil Cutrim participou das atividades juntamente com os estudantes
swaldo Ceará/ASSCOM/PMSJR Sete anos de Liceu Ribamarense Prefeito de Ribamar, Gil Cutrim participou das atividades juntamente com os estudantes

As atividades desenvolvidas pelos próprios estudantes (apresentações de grupos de dança, peças de teatro, o tradicional corte do bolo, dentre outras) foram realizadas no pátio principal da unidade de ensino e contaram com as participações de pais dos alunos; do prefeito Gil Cutrim; e de várias lideranças políticas e comunitárias do município.

“Os Liceus Ribamarenses [I e II] são referência em educação pública em tempo integral graças ao ótimo trabalho desenvolvido pelos profissionais que fazem as escolas, além do apoio incondicional que fornecemos ao setor educacional de nossa cidade”, afirmou Cutrim.

Construído, equipado e mantido com recursos próprios da prefeitura, o Liceu I, a exemplo do Liceu II – inaugurado por Gil Cutrim em 2011 – atende 400 alunos divididos no Ensino Fundamental (320 estudantes) e Educação Infantil (80). Possui dez salas de aula; laboratório de informática com um computador (conectado a Internet) para cada aluno; laboratório de ciências; sala de multimídia; biblioteca com amplo acervo; brinquedoteca; área de vivência; quadra poliesportiva com arquibancada; refeitório; playgroud; secretaria, sala de professores; cozinha industrial com capacidade para produzir diariamente mais de mil refeições; além de área para estacionamento.

A escola ribamarense obteve avaliação de 6.8 pontos (4,5 a mais do que a média nacional) no Ideb, a maior do Maranhão e que a colocou no seleto rol das 50 melhores unidades de ensino, entre públicas e privadas, do Brasil.

Com o filho matriculado na Educação Infantil da unidade de ensino, a doméstica Karliane Silva, moradora do bairro J. Câmara, disse estar muito satisfeita com o ensino oferecido no Liceu I.

“Os Liceus Ribamarenses são referência de qualidade de ensino em todo o Maranhão. Para mim, é uma honra ter um filho matriculado nesta escola”.

Está em fase de construção a terceira Escola Municipal em tempo integral de São José de Ribamar, denominada Liceu Ribamarense III. A construção dos Liceus Ribamarenses, em especial, demonstra, sobretudo, que, ao implantar no município de São José de Ribamar uma rede de ensino público em tempo integral, o prefeito Gil Cutrim, dá exemplo de que é possível se fazer educação pública de qualidade.



Comente esta reportagem