Apruma afirma que greve na UFMA continua e contesta decisão do SindUFMA
Maranhão

Apruma afirma que greve na UFMA continua e contesta decisão do SindUFMA

Associação dos Professores realizou assembleia e decidiu manter a paralisação; SindUFMA afirma que greve já foi encerrada

Em assembleia geral realizada na tarde dessa quarta-feira 30, a Associação dos Professores da Universidade Federal do Maranhão (Apruma) afirmou que a greve da instituição, iniciada no mês de junho último, continua pelo menos até a semana que vem. A Apruma contesta a decisão que foi tomada pelo Sindicato dos Professores das Universidades Federais do Maranhão (SindUFMA) durante assembleia realizada um dia antes, em que ficou decidido pela suspensão da paralisação e o retorno para as salas de aula. A UFMA, por sua vez, informa que as aulas serão retomadas este mês e que o calendário acadêmico já está sendo reformulado.

De acordo com o presidente da Apruma, professor Antônio Gonçalves, o SindUFMA não possui legitimidade necessária para decidir sobre o fim da paralisação da Universidade Federal do Maranhão. Gonçalves afirmou que na próxima segunda-feira 5 a Apruma se reunirá no Ministério da Educação (MEC) para tratar sobre as reivindicações da categoria e, na quarta-feira 7, os professores se reunirão novamente em assembleia para decidir se continuam ou não com a greve.

UFMA

Também ontem, a UFMA divulgou uma nota em seu site informando que as aulas da instituição retornarão este mês, por o SindUFMA e a Apruma terem decidido pelo fim da  fim da paralisação que já durava mais de 100 dias tanto no campus da UFMA do Bacanga quanto do interior do estado. Contudo, a Apruma ainda não havia decidido suspender a greve.

De acordo com a nota, a administração superior da UFMA já trabalha para o retorno das aulas, com elaboração de duas propostas de calendário acadêmico para serem votadas no Conselho Universitário. Segundo a pró-reitora de Ensino, Isabel Ibarra, o prazo para a conclusão do primeiro semestre 2015, interrompido com a greve, é de até 45 dias.



Comente esta reportagem