Maranhão

Comando convoca membros da Banda da PM para ação de reintegração de posse

Ação está marcada para acontecer nesta quarta-feira 14, em Paço do Lumiar. Em agosto, uso de PMs não aptos para esse tipo de serviço resultou na morte de um jovem

Documento mostra o Coronel Carlos Augusto requisitando 15 integrantes da Banda de Música para uma ação que deve ser desenvolvida pela Batalhão de Choque
Atual7 Risco de tragédia Documento mostra o Coronel Carlos Augusto requisitando 15 integrantes da Banda de Música para uma ação que deve ser desenvolvida pela Batalhão de Choque

Membros da Banda de Música da Polícia Militar do Maranhão foram escalados pelo alto Comando da PM para uma ação de reintegração de posse a ser realizada nesta quarta-feira 14, em imóvel localizado na MA-204, na Maioba de Mocajituba, município de Paço do Lumiar.

Assinado e enviado nesta terça-feira 13 pelo Coronel Carlos Augusto, Subchefe do Estado-Maior Geral Administrativo (EGM) da PM-MA, o Ofício n.º 423/2015 solicita o total de 15 praças da Polícia Militar para participarem da operação. De acordo com o Cel. Augusto, a determinação teria partido do Comandante Geral da PM-MA.

Já outro documento, publicado mais cedo pelo blog de Marco D'Eça, mostra o encaminhamento feito pelo Capitão Pereira dos nomes de pelo menos 10 integrantes da Banda, entre sargentos, cabos e soldados, apontados como "prontos" para a operação.

Além do fato de ter sido feita em cima da hora, a convocação pode resultar em nova tragédia, pois os policiais da Banda de Música são do quadro de especialistas, e por isso não preparados para esse tipo de gerenciamento de crise, típico de homens do Batalhão de Choque, que trabalham com armas não letais e são treinados para esse tipo de situação.

Em agosto, o uso de policias não aptos para esse tipo de ação resultou na morte do jovem Fagner Barros dos Santos, de 19 anos, durante uma reintegração de posse, na região do Turu.

Devido a forte repercussão negativa para o governo estadual pela gravidade do caso, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e o Comando da PM-MA esquivaram-se da responsabilidade e acabaram apontando para dois cabos a culpa pelo assassinato.

Agora, com o vazamento do ofício solicitando os homens da Banda para a ação de reintegração de posse, fica comprovado que a responsabilidade por qualquer tragédia, pelo menos neste caso, será dos próprios oficiais comandantes.



Comente esta reportagem