Maranhão

1° Feirão Imobiliário do Servidor Público aquece mercado no Maranhão

Serão disponibilizados mais de 10 mil imóveis em São Luis, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Imperatriz, Caxias, Balsas e Barreirinhas

O mercado imobiliário no Maranhão ganha novo fôlego com a realização do 1° Feirão Imobiliário do Servidor Público, que acontece neste sábado 12 e domingo 13. O governador Flávio Dino oficializou o Feirão do Servidor ao lado de empresários, sindicatos e associações da construção civil, prefeitos, bancos e órgãos do judiciário.

“São essas iniciativas que mantêm viva a economia do nosso estado. Nós estamos felizes com todos os parceiros, com os empresários do ramo da construção civil que acreditam no potencial do nosso estado e estão conosco neste novo empreendimento social”, disse Flávio Dino.

Benefícios aos servidores

Serão disponibilizados aos servidores públicos estaduais e municipais, ativos, aposentados e pensionistas, que possuam renda familiar igual ou superior a três salários mínimos, mais de 10 mil imóveis localizados em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Imperatriz, Caxias, Balsas e Barreirinhas.

Terão acesso ao leilão os servidores públicos estaduais, municipais e dos poderes Judiciário e Legislativo, ativos, aposentados e pensionistas, detentores de renda familiar igual ou superior a três salários mínimo
Divulgação Minha Casa, Meu Maranhão Terão acesso ao leilão os servidores públicos estaduais, municipais e dos poderes Judiciário e Legislativo, ativos, aposentados e pensionistas, detentores de renda familiar igual ou superior a três salários mínimo

“O feirão foi muito bem recebido por todo o setor. Conseguimos mobilizar 28 novos empreendimentos, o que vai gerar uma movimentação forte no mercado imobiliário, dando novo gás para a construção civil no nosso estado”, informou Fábio Nahuz, presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon).

A secretária estadual das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Flávia Alexandrina, explicou que a mobilização de todos os parceiros, viabilizou importantes benefícios para o servidor adquirir o imóvel próprio. Ela citou, por exemplo, a isenção do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), recolhido pelas prefeituras, que buscaram instrumentos jurídicos para isentar essa taxa aos servidores.

As construtoras parceiras concederão ainda descontos que podem variar entre 5% e 20%, enquanto a Corregedoria de Justiça viabilizou junto aos cartórios a redução das taxas do registro de imóvel. Com a parceria das instituições financeiras, os servidores terão benefícios como taxas de juros bancários diferenciados.

Todos estes benefícios estarão à disposição dos servidores nos dias do Feirão e nos próximos seis meses, podendo ser estendido nos meses seguintes. Para atender a essa demanda, está sendo montado um escritório em São Luís, para atender os servidores, no Bairro do Outeiro da Cruz.

Parceiros

O 1º Feirão Imobiliário do Servidor é uma ação integrante do Programa “Minha Casa, Meu Maranhão”, do Executivo Estadual. Essa é uma iniciativa que conta com a parceria das Prefeituras de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Imperatriz, Caxias e Balsas.

Além das prefeituras, o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), a Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), o Sebrae, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, a Corregedoria de Justiça e os cartórios de São Luís são parceiros do evento.

O prefeito de Balsas, Luiz Rocha Filho, afirmou que esse é um projeto de grande importância para os governos municipais já que há um déficit habitacional no Maranhão. “Esse é um presente a todos os servidores públicos estaduais e municipais”, concluiu o prefeito.

Participaram da reunião com o governador, os empresários das construtoras: GDR, Lua Nova, Santa Cruz, Canopus, Escudo, Jeová Barbosa, Beton, Gomes Sodré, Vitral, João Vicente e Lastro. No Feirão, participam as empresas acima citadas e ainda: Plainar, Amorim Coutinho, Planergus, Mota Machado, Engeplan, Monteplan, Viluma, Meta, Franere.

Também estavam presentes a juíza Oriana Gomes, os secretários estaduais Márcio Jerry (Assuntos Políticos e Federativos), Lílian Guimarães (Gestão e Previdência), Flávia Alexandrina (Cidades), os representantes do Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica, os prefeitos e representantes dos municípios de São Luís, Caxias, Balsas, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Imperatriz.

Serviço

O 1° Feirão Imobiliário do Servidor Público será realizado no Multicenter Sebrae, em São Luís, nos dias 12 e 13 de dezembro. O evento contará com stands de construtoras, imobiliárias e espaços destinados às instituições financeiras parceiras.

Os interessados deverão levar original e cópia de todos os seguintes documentos: CPF, Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento, Comprovante de Residência Recente, Comprovante de Renda do Servidor e de outras pessoas que compõem a renda familiar exigida. Mais informações estão disponíveis no site: feiraoimobiliario.ma.gov.br.



Comentários 6

  1. José

    São iniciativas como essas que me dão mais certeza que o Maranhão e São Luís estão com gestores com um olhar muito mais apurado que os anteriores... Uma ação como essa traz benefícios para os empresários do ramo imobiliário, para os servidores públicos, e também para os gestores, todos saem ganhando!

  2. Viviane

    Esse feirão vai dar uma movimentada no setor imobiliário. Vai mexer positivamente na economia e na vida de muitos que conseguirão a casa própria. Muito bom.

  3. STELIO MAGNO

    Causa-me estranheza eu como corretor de imóveis e empresário do ramo estando aplente com as minhas anuidades não ter sido convidado para participar de tal feirão. Acredito esse não ser o feirão de imóveis e nem tampouco da casa própria.

  4. Stelio Magno

    Fico um tanto quanto indignado sendo corretor com as anuidades em dias tanto na física como na jurídica não ter sido convidado para tal feirão. Acredito não se tratar de feirão de imóveis nem tampouco do programa Minha Casa Minha Vida.

Comente esta reportagem