Prefeitura omite nomes dos 20 bares e restaurantes autuados por falta de higiene
Maranhão

Prefeitura omite nomes dos 20 bares e restaurantes autuados por falta de higiene

Localizados na Avenida Litorânea, estabelecimentos tiveram materiais de cozinha e consumo apreendidos, mas população não teve o direito de saber quais são eles

A Prefeitura de São Luís omitiu os nomes dos 20 bares, restaurantes e outros estabelecimentos que preparam e comercializam alimentos e bebidas da Avenida Litorânea, no Calhau, autuados pela Vigilância Sanitária Municipal (Visa) nessa sexta-feira 15, por condições sanitárias e higiênicas inadequadas, comercialização de produtos impróprios para o consumo, condições insalubres, utensílios impróprios para o uso, presença de isentos, transgressão de normas legais e regulamentares à proteção da saúde e outras.

Curiosamente, a omissão dos nomes dos estabelecimentos autuados por falta de higiene – que prejudica e coloca em risco o consumidor e acaba ainda comprometendo todos os bares e restaurantes que estão em situação adequada – foi feita no mesmo material em que a coordenadora da Visa, Zilmar Pontes, explica que o objetivo da operação é de prevenir riscos de contaminação para a população.

"Temos recebido muitas reclamações sobre falta de higiene nos estabelecimentos da orla marítima, e como estamos em período de férias e logo será carnaval certamente a frequência nestes locais aumenta. Por isso, é fundamental intensificar a fiscalização", afirmou ela.

Por conta da omissão, com base na Lei de Acesso à Informação e no Código de Defesa do Consumidor, o Atual7 procurou a Vigilância Sanitária, e aguarda o relatório completo da operação, com o detalhamento de todos os bares e restaurantes inspecionados e o que foi encontrado em cada um deles.

Ao todo, segundo as únicas informações divulgadas pela Prefeitura de São Luís, do total de 30 estabelecimentos inspecionados, apenas cinco receberam licença sanitária e 10 foram notificados por falta de licença. Neles os fiscais encontraram diversas irregularidades que podem colocar em risco a saúde da população, como utensílios enferrujados, panelas inapropriadas para uso, alimentos acondicionados indevidamente e produtos vencidos.

A Prefeitura de São Luís afirma que os materiais irregularidades foram todos apreendidos, e que aos 20 bares e restaurantes autuados [e que tiveram os nomes omitidos à população], foi estabelecido um prazo para correção das irregularidades. O prazo também não foi informado.



Comentários 1

  1. SANDY PEREIRA GAMEZ

    Estive em São Luiz no período de 25/12 a 10/01 e me hospedei em 2 hotéis diferentes.
    Frequentei vários restaurantes durante minha estadia, tanto na orla da avenida Litorânea (Calhau) quanto em outras regiões da Cidade e praias vizinhas.
    Fiquei espantada e indignada com a falta de higiene do ambiente, sujidades nas mesas e pisos.
    Me impressionou o formato usado para limpar as mesas entre um atendimento e outro, com um pano de algodão sujo com sanitizante domestico qualquer e completamente fora padrão dos critérios mínimos de boas práticas, exigidos pela legislação do segmento alimentício.
    Outro ponto que me chamou a atenção é que na maioria dos locais os funcionários trabalham usando chinelos, sem uniforme apropriado e saem da cozinha para o salão 'degustando' os alimentos produzidos.
    Em um dos locais, a Pizza Express, manifestei minha insatisfação ao proprietário e percebi a pouca importância dada ao assunto, mediante ao ‘descaso’ por parte do proprietário durante mina reclamação, principalmente ao me apresentar como nutricionista.
    Seguramente a fiscalização faz-se fundamental na Cidade de São Luiz mediante a falta de boas de cumprimento de regras de higiene na manipulação e comercialização dos alimentos nos restaurantes comerciais da Cidade.
    Portanto esta é uma excelente forma de garantir que as para que as pessoas tenham segurança de consumir alimentos seguros, do ponto de vista higiênico-sanitário.
    Atenciosamente.
    Sandy Pereira Gamez
    Nutricionista
    CRN3 6665

Comente esta reportagem