Moody’s volta a rebaixar nota de bom pagador do Maranhão
Maranhão

Moody’s volta a rebaixar nota de bom pagador do Maranhão

Sistema desenvolvido por agências de análise de riscos serve para alertar investidores sobre onde aplicar dinheiro, isto é, se uma empresa ou negócio é considerado um bom pagador ou não

Após tirar o grau de investimento do Brasil, a Moody’s América Latina voltou a rebaixar, nessa quarta-feira 24, o rating de crédito do Maranhão em moeda local e estrangeira. O rating, ou classificação de risco, é um sistema de nota desenvolvido por agências de análise de riscos para alertar os investidores de todo o mundo sobre os perigos do mercado que eles escolhem para aplicar seu dinheiro, isto é, se uma empresa ou negócio é considerado um bom pagador ou não.

Com o novo rebaixamento do Maranhão, o rating foi cortado para Ba3 (Escala Global, Moeda Local e Estrangeira) de Ba2, que é categoria de especulação, baixa classificação; e para A2.br (Escala Nacional, Moeda Local) de Aa3.br, com perspectiva negativa.

Esta é a segunda vez que a Moody's rebaixa as notas de crédito do Estado. Há pouco mais de sete meses, a agência de classificação de risco já havia rebaixado a nota do Maranhão.

De acordo com a Moody's, a decisão de rebaixar novamente a nota do Estado reflete a redução do rating nacional — de Baa3 para Ba2. O rebaixamento foi motivado pela perspectiva de mais deterioração nas métricas de crédito do Brasil, em um ambiente de baixo crescimento, com a dívida do governo podendo superar 80% do Produto Interno Bruto (PIB) dentro de três anos.

Além do Maranhão, que já não possuía o selo de bom pagador e se afundou ainda mais no chamado grau especulativo, também sofreram downgrade os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.



Comente esta reportagem