Hiato no Atlas da Violência 2017 gera confusão no Maranhão
Maranhão

Hiato no Atlas da Violência 2017 gera confusão no Maranhão

Levantamento divulgado pelo Ipea traz informações sobre incidentes somente até o ano de 2015

Tem gerado confusão no Maranhão, desde a manhã desta segunda-feira 5, a divulgação do Atlas da Violência 2017.

De responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o levantamento corresponde ao período de 2005 até 2015, mas tem sido disseminado de forma confusa em sites, redes sociais e aplicativos de mensagens para celular como sendo deste ano.

Segundo o levantamento, até um ano e cinco meses atrás, o município de São José de Ribamar poderia ser considerado o mais violento do Maranhão.

Em maio de 2015, por exemplo, seis homens armados cercaram e invadiram uma uma residência na Praia de Panaquatira, onde era realizada uma festa. O policial militar Max Müller Rodrigues de Carvalho estava de folga no local aproveitando o fim de semana com familiares e amigos, e reagiu ao assalto conseguindo balear um dos criminosos, que morreu no local. Contudo, o policial acabou sendo alvejado e morto por outro suspeito. Ao todo, cinco pessoas morreram e três ficaram ferida.

O caso ficou conhecido como a ‘Chacina de Panaquatira’.

Os números do Mapa da Violência 2017, portanto, não podem ser analisados como atuais, embora o levantamento seja o mais recentemente a ter sido divulgado.

Desde início deste ano, por exemplo, quando São José de Ribamar voltou a ser administrada pelo prefeito Luis Fernando Silva (PSDB), o setor da segurança pública tem recebido atenção especial da gestão tucana — fato que deve ser confirmado na próxima divulgação do Mapa da Violência.

Além de melhorar a iluminação pública, a prefeitura adquiriu novas viaturas e passou a valorizar e a capacitar a guarda municipal da cidade, que está em treinamento para começar a circular armada. Um plano de ação, inclusive, já está sendo colocado em prática e um dos principais objetivos é a preparação dos agentes para trabalhar de forma integrada com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Corpo de Bombeiros do Maranhão.



Comente esta reportagem