Maranhão

MP/MA promove seminário para debater prevenção ao suicídio

Especialistas de diversas áreas irão participar de mesas-redondas sobre a assunto

Vai ser realizado, na próxima sexta-feira 28, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), na Avenida Carlos Cunha, em São Luís, o Seminário Estadual de Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida. O evento é organizado pelo Ministério Público do Maranhão, por meio do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, e um conjunto de parceiros, como órgãos públicos e entidades da sociedade civil.

Na programação, que acontece pela manhã e à tarde, especialistas de diversas áreas irão participar de mesas-redondas sobre a temática do suicídio.

Na abertura do evento, o tema será “Suicídio: atualidades e desafios”, com a psiquiatra Carla Lúcia Penha Cardoso e a psicóloga Ingrid Rodrigues. Ainda pela manhã, estará em discussão a “Rede de Cuidados e Valorização da Vida”, com representantes do Centro de Apoio Psicossocial tipo 2 do município de São Luís, Rede de Atenção Psicossocial e Centro de Valorização da Vida.

No turno vespertino, haverá mais duas mesas-redondas: a primeira sobre “Vulnerabilidade Familiar em Tentativas de Suicídio”, com representantes da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social e do CAPS Infantil; e a segunda sobre “Prevenção ao Suicídio em Multicontextos” (no meio militar e nas escolas) e a atuação do médico do trabalho, com especialistas da Polícia Militar do Maranhão, da Secretaria de Estado da Educação e da Associação Médico Espírita.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 800 mil pessoas se suicidam por ano. No Brasil, 11 mil pessoas morrem, em média, por ano, como resultado de suicídio. Os dados são do Ministério da Saúde.



Comente esta reportagem