Auxiliares judiciários protestam contra extinção do cargo sem enquadramento na tabela de técnico
Maranhão

Auxiliares judiciários protestam contra extinção do cargo sem enquadramento na tabela de técnico

Uma reunião convocada pelo Sindjus-MA ocorrerá para amanhã, na porta da sede do TJ-MA. Eles pretendem apresentar requerimento pelo fim do desvio de função

Auxiliares judiciários do Tribunal de Justiça do Maranhão protestaram nas redes sociais, na última terça-feira 23, em manifestação organizada pela diretoria do Sindicato dos Servidores da Justiça (Sindjus) do Estado do Maranhão.

Vestidos de preto e reunidos em grupos, eles enviaram diversas fotografias que foram compartilhadas nas redes sociais da entidade. O objetivo, segundo os organizadores, foi protestar contra o desvio de função e contra a extinção do cargo de auxiliar judiciário sem que haja o imediato enquadramento desses servidores em tabela salarial semelhante à do técnico judiciário.
 
Para o vice-presidente do Sindjus-MA, George Ferreira, os auxiliares demonstraram compromisso com o Poder Judiciário e com a sociedade maranhense ao manifestarem-se por meio das redes sociais, sem que houvesse interrupção de suas atividades.
 
“A manifestação não causou qualquer prejuízo ao andamento da Justiça ou à Sociedade maranhense, mas cumpriu o objetivo de chamar atenção para a situação dos servidores que ocupam o cargo de auxiliar judiciário e que realizam as mesmas atribuições dos técnicos sem nenhuma contrapartida salarial”, afirmou Ferreira.

Convocação dos auxiliares judiciários

Nesta sexta-feira 26, o Sindjus-MA pretende reunir os auxiliares judiciários, a partir das 07h30, na porta da sede do Tribunal de Justiça do Maranhão. Vestidos com a camisa da campanha contra o desvio de função ou novamente na cor preta, eles pretendem protocolar requerimento pedindo enquadramento dos auxiliares judiciários na tabela salarial semelhante à do técnico judiciário, para que seja viabilizado o fim do desvio de função.
 
“É o momento dos auxiliares das comarcas da região metropolitana (São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa) e das comarcas do interior do estado unirem forças em um só propósito, mostrando assim que o objetivo da classe com essas mobilizações é continuar contribuindo com a prestação jurisdicional. Entendemos que todos os servidores são importantes para fazer valer a Justiça. Então, nesta sexta-feira vamos promover um abraço simbólico no TJ-MA pela garantia do direito de todos”, declarou o vice-presidente do sindicato.

Diálogo

Na última segunda-feira 22, uma comissão de auxiliares judiciários liderada por George Ferreira, reuniu-se com o vice-presidente da Corte Estadual, desembargador Lourival Serejo. O magistrado é o autor da proposta do Novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Maranhão (PCCV), que desde 2016 aguarda apreciação do Pleno do Tribunal.
 
Na proposta do PCCV está prevista a extinção do cargo de auxiliar judiciário, mas com o devido enquadramento desses servidores em tabela salarial semelhante à de técnico judiciário. Com a aprovação de minuta de projeto de lei, pelo Pleno do TJ-MA, para que seja extinto o cargo de auxiliar, mas sem nenhuma menção à nova tabela salarial, os servidores estão preocupados em permanecer exercendo atribuições de técnico sem nenhuma contrapartida financeira, em desvio de função.
 
Durante o encontro, o desembargador reconheceu à comissão de auxiliares que, na prática, não há distinção de trabalho entre auxiliares e técnicos dentro das secretarias judiciais.
 
Segundo o Sindjus-MA, Serejo sugeriu que o sindicato elabore ofícios a todos os desembargadores para iniciar uma discussão sobre o assunto. Após o encaminhamento dos ofícios, nova reunião será marcada com o vice-presidente do tribunal.
 
“Esperamos que o canal o desembargador Lourival dispõe-se a abrir, nos ajude a negociar a situação dos auxiliares judiciários com a Administração do TJ-MA”, afirmou o presidente do Sindjus-MA, Aníbal Lins, que também participou da reunião.



Comente esta reportagem