Fâmulo de berço do clã Sarney será líder do governo Flávio Dino na Assembleia
Política

Fâmulo de berço do clã Sarney será líder do governo Flávio Dino na Assembleia

Sobrinho do senador Epitácio Cafeteira, aliado incondicional de José Sarney, Rogério Cafeteira tem a missão de defender o governo dinista das denúncias da oposição

A população do Maranhão corre o sério risco de ter se livrado da chibata de uma oligarquia para viver debaixo do jugo de uma dinastia.

Nascido e criado no clã Sarney, Rogério Cafeteira abraçou o projeto da mudança e agora é Flávio Dino
Reprodução Por um Maranhão melhor Nascido e criado no clã Sarney, Rogério Cafeteira abraçou o projeto da mudança e agora é Flávio Dino

Democraticamente eleito sob o discurso da mudança, do fim de privilégios e do domínio de velhas raposas, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), tem feito de tudo para presentear o seu padrinho político, deputado Humberto Coutinho (PDT), com a Presidência da Assembleia Legislativa do Estado.

Para isso, Dino tem jogado todas as cartas possíveis e impossíveis no jogo do submundo da política maranhense, sendo a mais recente a de ascender à líder de seu governo um dos filhotes da oligarquia Sarney, o deputado estadual Rogério Cafeteira (PSC), sobrinho do eterno sarneyzista senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA).

Mais conhecido pela estranha alcunha de Porcão, Rogério tornou-se um político de futuro promissor dentro de seu antigo grupo tão logo assumiu o primeiro mandato no Legislativo estadual, após repisar as mesmas práticas utilizadas por seu tio, que lhe empregou no Senado Federal.

Em 2011, em seu primeiro ano de mandato, o futuro líder do governo Flávio Dino na Assembleia nomeou em seu gabinete duas amigas e a filha do imortal ex-secretário de Esportes do governo Roseana Sarney, Joaquim Nagib Haickel, com salários que beiravam a R$ 9 mil, na época.

Reeleito em 2014 pela coligação que apoiava a candidatura do suplente de senador Lobão Filho (PMDB-MA), Rogério Cafeteira tem agora como principal missão fazer a defesa do governo dinista diante das denúncias da oposição, sobretudo da deputada Andréa Murad (PMDB), filha do ex-secretário de Saúde, Ricardo Murad.

Dinastia

Além de Rogério Cafeteira, Flávio Dino conseguiu reunir em torno de seu candidato à presidência da Assembleia outros nomes historicamente ligados umbilical ou subalternamente ao senador José Sarney.

 

 



Comente esta reportagem