Flávio Dino vai usar laudo de Corpo de Bombeiros para interditar Convento das Mercês
Política

Flávio Dino vai usar laudo de Corpo de Bombeiros para interditar Convento das Mercês

Governador havia anunciado reabertura para esta segunda-feira (19), mas local permanece fechado

O governador Flávio Dino (PCdoB) pretende usar um laudo de uma vistoria na estrutura do Convento das Mercês, feita pelo Corpo de Bombeiros do Maranhão, nessa segunda-feira (19), para interditar por tempo indeterminado o imóvel que abriga a Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), antiga Fundação José Sarney.

Apesar do anúncio de reabertura para visitas feito pelo governo após intensa pressão da população maranhense, a promessa não foi cumprida. O local, que abriga dezenas de projetos sociais, culturais e educacionais, voltados principalmente para famílias carentes do Desterro e do Centro, permaneceu fechado durante todo o dia.

Laudo do Corpo de Bombeiro após vistoria no prédio que abriga a FMRB
Atual7 Adeus, população do Desterro e Centro Laudo do Corpo de Bombeiro após vistoria no prédio que abriga a FMRB

A FMRB está fechada e todas as suas suas atividades estão paralisadas desde que Dino exonerou todos os 48 funcionários da entidade, sem substituí-los por membros da atual gestão, o que acabou inviabilizando a continuidade das atividades no local. Flávio Dino e o senador José Sarney são inimigos políticos.

Curiosamente, apesar de seu secretário de Direitos Humanos [então secretário municipal de Cultura],  professor Francisco Gonçalves, utilizar a estrutura do Convento das Mercês para a realização da 8ª Feira do Livro de São Luís (FeliS), entre o final de outubro e a primeira semana de novembro de 2014, o governador do Maranhão declarou em uma rede social que o prédio "está em estado deplorável" e "ameaçado de desabamento".

Na época, a Prefeitura de São Luís, comandada pelo aliado de Dino, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), levou mais de 200 mil pessoas - além dos mais de 200 participantes nacionais e locais - ao imóvel que o comunista declarou estar em "estado deplorável".

Se declaração de Flávio Dino sobre estrutura da FMRB estiver correta, Edivaldo Holanda Júnior pode ter colocado a vida de milhares de crianças em risco
Divulgação Complicou! Se declaração de Flávio Dino sobre estrutura da FMRB estiver correta, Edivaldo Holanda Júnior pode ter colocado a vida de milhares de crianças em risco



Comente esta reportagem