Nomeação de indiciada por morte de estudantes foi aprovada por Márcio Jerry
Política

Nomeação de indiciada por morte de estudantes foi aprovada por Márcio Jerry

Célia Neri responde por morte de oito e lesão corporal de mais oito. Alunos eram transportados da escola para casa em 'pau-de-arara'

A nomeação da ex-secretária de Educação do município de Bacuri, Célia Vitória Neri Silva, indiciada pela morte de oito e lesão corporal de outros oito estudantes da rede pública estadual de ensino no município, para o cargo em comissão de adjunto do Cerimonial pelo governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), conforme revelou o Atual7 na última segunda-feira (19), foi aprovada pelo secretário de Articulação Política e Assuntos Federativos, Márcio Jerry.

Estudantes eram transportados na carroceria da caminhonete
Ricardo Viana Pau-de-arara Estudantes eram transportados na carroceria da caminhonete

Embora o Cerimonial seja subordinado à Casa Civil, comandada por Marcelo Tavares, todas as nomeações no governo do estado estão sendo feitas somente após aprovação de Jerry, segundo acabou vazando ao Atual7 o secretário de Esportes, Márcio Jardim, quando questionado sobre a sinecura dada à cunhada do comunista.

- É lógico que ele sabia da Joslea, porque [para serem aprovados] todos os nomes tem de passar antes por ele, todos os nomes de todas as Secretarias - respondeu Jardim, sobre Márcio Jerry não ter sido contra a irmã de namorada, Lene Rodrigues, também ter sido emplacada no governo.

A revelação feita Márcio Jardim traz luz às respostas dadas por Marcelo Tavares ao Atual7, e por Flávio Dino ao jornalista Gilberto Léda.

Apesar de também assinar a nomeação de Célia Neri, Tavares informou que "ainda não teve tempo de ver" o processo, e esquivou-se afirmando que a indicação foi aceita por ter sido feita pela chefe do Cerimonial do governo, Telma Moura de Oliveira.

Já o governador do Maranhão, que também assina a nomeação pelo cargo que lhe foi atribuído no diploma de eleito, limitou-se a dizer que não sabia do indiciamento da adjunta do Cerimonial pela morte dos estudantes de Bacuri.

- No caso dessa pessoa de Bacuri, eu estou tomando conhecimento agora. Vou apurar a situação e se, de fato, for esta, claro que nós vamos tomar providências - declarou Flávio Dino.

Governador de fato

O controle de Márcio Jerry sobre Flávio Dino e o governo do estado já havia sido confirmado em uma conversa informal entre o próprio Jerry, o secretário de Direitos Humanos, Francisco Gonçalves, e o deputado estadual Bira do Pindaré, nas dependências da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), antiga Fundação José Sarney.

Durante o diálogo, após Bira sugerir transformar o espaço que hoje abriga alguns quadros do senador e ex-presidente da República José Sarney (PMDB-AP) em um memorial às vítimas da ditadura, o secretário de Articulação Política de Dino, em meio à palavrões, transpareceu que a proposta já estava aceita, como "primeiro ponto da reunião da comissão" do governo.

Minutos depois, Dino já confirmava no Twitter a pronta obediência ao que havia aceito Márcio Jerry.



Comente esta reportagem